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PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Histórico

O Observatório da Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi fundado em abril de 2014, concomitantemente ao primeiro ano de implantação do Campus Canguaretama. Idealizado a partir da percepção da necessidade de um espaço dedicado ao estudo e à promoção da diversidade sociocultural, com foco na valorização e inclusão de diferentes identidades, culturas e práticas sociais. O grupo tem como objetivo fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão voltadas para questões de gênero, raça, etnia, sexualidade, direitos humanos e demais temáticas ligadas à educação para a diversidade.

Desde sua criação, o Observatório tem se consolidado como uma referência no debate sobre diversidade, promovendo estudos, eventos acadêmicos, oficinas, parcerias com instituições externas e projetos que contribuem para a valorização e o respeito às diferenças socioculturais. Dentre suas iniciativas, destacam-se:

  • Projetos de pesquisa e extensão: parcerias com comunidades locais, como o projeto com os povos indígenas do Catu, que envolve a revitalização de trilhas e incentivo ao turismo comunitário, proporcionando oportunidades de geração de renda e fortalecimento cultural. Além disso, o grupo também promove projetos de pesquisa que envolvem instituições internacionais renomadas.
  • Formação acadêmica e profissional: oferta de cursos e especializações voltados para a temática da diversidade, como a formação de pessoas na Especialização em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade e a licenciatura em Educação do Campo.
  • Eventos e atividades de conscientização: realização de seminários, palestras e debates sobre temas como identidade, cultura e direitos humanos, envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo.

O Observatório da Diversidade reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva, promovendo o diálogo e a valorização da pluralidade presente na região e no contexto acadêmico. Por meio de suas ações, busca impactar positivamente tanto a formação dos estudantes quanto a transformação social, consolidando-se como um espaço essencial para a educação para a diversidade.

  • 2014

    Fundação do Observatório da Diversidade

    Fundado pelos professores Márcio Azevedo e Flávio Ferreira com foco em pensar sobre diversidade em diálogo com o contexto e realidade local.

  • Anos 2014

    Primeiros projetos de pesquisa e extensão executados

    Escola Apoiada indígena João Lino da Silva; reativação das Trilhas Tradicionais do Catu; e 1a Copa da Diversidade; realização do 1a seminário estadual de educação escolar indígena pelo Campus, Funai e comunidades indígenas.

  • 2015

    Abertura de curso de especialização

    Ensino de EJA no contexto da diversidade; aprovação do projeto no Pibic AF CNPq - Observando os Povos Indígenas; criação da lei de cotas para quilombolas e indígenas no IFRN para cursos de especialização demandado por iniciativa do OD.

  • 2016

    Abertura de cursos e adesão ao programa saberes indígenas

    Abertura da oferta do curso de licenciatura em educação do campo; inicio do processo de adesão ao programa saberes indígenas na escola (Secadi - MEC).

  • 2017

    Aprovação de projeto CNPq e formatura de turmas

    Aprovação do projeto Bibic AF - CNPq Observando os Povos quilombolas. Formatura das primeiras turmas do curso saberes indígenas.

  • 2019

    Aprovação de projeto de pesquisa - CNPq

    Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A)

  • 2022

    Aprovação de projeto de pesquisa - CNPq

    Gestão das experiências de sofrimento na Educação Profissional: estudo comparativo entre Brasil, França e Argentina (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados)

  • 2024

    Aprovação de projeto de pesquisa - Capes

    Pessoas trans pretas, pardas e indígenas na pós-graduação stricto sensu da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: histórias de acesso, permanência e êxito (Edital n 16/2023 - Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento/Capes)

Publicada em 28 de Fevereiro de 2025 às 07:37 (há 2 meses, 1 semana)
Atualizada em 28 de Fevereiro de 2025 às 07:37 (há 2 meses, 1 semana)