Histórico
O Observatório da Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi fundado em abril de 2014, concomitantemente ao primeiro ano de implantação do Campus Canguaretama. Idealizado a partir da percepção da necessidade de um espaço dedicado ao estudo e à promoção da diversidade sociocultural, com foco na valorização e inclusão de diferentes identidades, culturas e práticas sociais. O grupo tem como objetivo fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão voltadas para questões de gênero, raça, etnia, sexualidade, direitos humanos e demais temáticas ligadas à educação para a diversidade.
Desde sua criação, o Observatório tem se consolidado como uma referência no debate sobre diversidade, promovendo estudos, eventos acadêmicos, oficinas, parcerias com instituições externas e projetos que contribuem para a valorização e o respeito às diferenças socioculturais. Dentre suas iniciativas, destacam-se:
- Projetos de pesquisa e extensão: parcerias com comunidades locais, como o projeto com os povos indígenas do Catu, que envolve a revitalização de trilhas e incentivo ao turismo comunitário, proporcionando oportunidades de geração de renda e fortalecimento cultural. Além disso, o grupo também promove projetos de pesquisa que envolvem instituições internacionais renomadas.
- Formação acadêmica e profissional: oferta de cursos e especializações voltados para a temática da diversidade, como a formação de pessoas na Especialização em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade e a licenciatura em Educação do Campo.
- Eventos e atividades de conscientização: realização de seminários, palestras e debates sobre temas como identidade, cultura e direitos humanos, envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo.
O Observatório da Diversidade reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva, promovendo o diálogo e a valorização da pluralidade presente na região e no contexto acadêmico. Por meio de suas ações, busca impactar positivamente tanto a formação dos estudantes quanto a transformação social, consolidando-se como um espaço essencial para a educação para a diversidade.
- 2014
Fundação do Observatório da Diversidade
Fundado pelos professores Márcio Azevedo e Flávio Ferreira com foco em pensar sobre diversidade em diálogo com o contexto e realidade local.
- Anos 2014
Primeiros projetos de pesquisa e extensão executados
Escola Apoiada indígena João Lino da Silva; reativação das Trilhas Tradicionais do Catu; e 1a Copa da Diversidade; realização do 1a seminário estadual de educação escolar indígena pelo Campus, Funai e comunidades indígenas.
- 2015
Abertura de curso de especialização
Ensino de EJA no contexto da diversidade; aprovação do projeto no Pibic AF CNPq - Observando os Povos Indígenas; criação da lei de cotas para quilombolas e indígenas no IFRN para cursos de especialização demandado por iniciativa do OD.
- 2016
Abertura de cursos e adesão ao programa saberes indígenas
Abertura da oferta do curso de licenciatura em educação do campo; inicio do processo de adesão ao programa saberes indígenas na escola (Secadi - MEC).
- 2017
Aprovação de projeto CNPq e formatura de turmas
Aprovação do projeto Bibic AF - CNPq Observando os Povos quilombolas. Formatura das primeiras turmas do curso saberes indígenas.
- 2019
Aprovação de projeto de pesquisa - CNPq
Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A)
- 2022
Aprovação de projeto de pesquisa - CNPq
Gestão das experiências de sofrimento na Educação Profissional: estudo comparativo entre Brasil, França e Argentina (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados)
- 2024
Aprovação de projeto de pesquisa - Capes
Pessoas trans pretas, pardas e indígenas na pós-graduação stricto sensu da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: histórias de acesso, permanência e êxito (Edital n 16/2023 - Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento/Capes)
Publicada em 28 de Fevereiro de 2025 às 07:37 (há 2 meses, 1 semana)
Atualizada em 28 de Fevereiro de 2025 às 07:37 (há 2 meses, 1 semana)