Estrutura Curricular
Mestrado
Para a integralização curricular, o mestrando deverá obter o mínimo de 39 créditos, distribuídos entre três disciplinas obrigatórias, quatro seminários de pesquisa obrigatórios, duas disciplinas optativas, atividades acadêmicas de produção intelectual, estágio de docência e defesa da dissertação. A seguir, apresentamos o fluxo típico dos mestrandos que deve ocorrer durante os 24 meses de duração do curso, especificando os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, com indicação do mínimo a ser cumprido por cada mestrando:
Doutorado
Para a integralização curricular, o doutorando deverá obter o mínimo de 45 créditos, distribuídos entre três disciplinas obrigatórias, seis seminários obrigatórios, duas disciplinas optativas, atividades acadêmicas de produção intelectual, estágio de docência e elaboração, defesa da tese de doutorado. A seguir, apresentamos o fluxo típico dos doutorandos durante o curso, especificando os componentes curriculares e suas cargas horárias, com indicação do mínimo a ser cumprido por cada doutorando:
Disciplinas Obrigatórias - Mestrado e Doutorado
- Ciência e Produção do Conhecimento (1º Semestre - Todos);
- Sociedade, Trabalho e Educação (1º Semestre - Todos);
- Gestão e Avaliação Política na Educação Profissional (2º Semestre - Linha de Pesquisa 1)
- Formação Docente para a Educação Profissional (2º Semestre - Linha de Pesquisa 2)
- História da Educação Profissional (2º Semestre - Linha de Pesquisa 3);
Seminários Obrigatórios - Mestrado e Doutorado
- Seminário de Pesquisa I (1º Semestre - Todos)
- Seminário de Pesquisa II (2º Semestre - Todos)
- Seminário de Pesquisa II (3º Semestre - Todos)
- Seminário de Pesquisa IV (4º Semestre - Todos)
Mestrado: Qualificação - até a metade do Seminário de Pesquisa IV; Defesa - até o final do Seminário de Pesquisa IV.
Seminários Obrigatórios - Doutorado
- Seminário de Formação Doutoral I (5º Semestre)
- Seminário de Formação Doutoral II (6º Semestre)
Qualificação - até a metade do Seminário de Formação Doutoral II; Defesa - até o final do Seminário de Formação Doutoral II.
Disciplinas Optativas - Mestrado e Doutorado
Recomenda-se que sejam cursadas no 1º ou 2º semestre. Listagem de disciplinas:
- Concepções Curriculares na Educação Profissional;
- Educação e Pensamento Complexo;
- Educação Profissional e Movimentos Sociais;
- Educação de jovens e adultos e Educação Profissional;
- Estado e Políticas Educacionais;
- Financiamento da Educação Profissional;
- Fundamentos Teórico-Conceituais da História da Educação;
- Gestão e Organização dos Espaços na Educação Profissional;
- Leitura e Produção de Textos Acadêmicos;
- Língua e Literatura da Educação Profissional;
- Memória, Narrativa e Formação Docente;
- Metodologia do Ensino Superior;
- Políticas Afirmativas e Inclusão na Educação Profissional;
- Práticas Pedagógicas em Educação Profissional;
- Processos Cognitivas, Teorias da Aprendizagem e Educação Profissional;
- Seminários Temáticos I, II, III, IV, V e VI;
- Tópicos Especiais em Pesquisa Educacional I, II, III, IV, V e VI;
Estágio de Docência - Mestrado e Doutorado
O Estágio de Docência é um componente curricular obrigatório para todos. Vale ressaltar que o Estágio tem como objetivo a prática de ensino (em cursos de pós-graduação, graduação ou de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, preferencialmente na forma integrada - regular ou EJA) e/ou pesquisa e/ou extensão, mediante orientação de um professor permanente do PPGEP.
O Estágio pode ser realizado mediante a seguinte distribuição das atividades: Ensino ou Pesquisa ou Extensão; Ensino e Pesquisa; Ensino e Extensão; Pesquisa e Extensão; ou Ensino, Pesquisa e Extensão.
Destacamos que o estágio possui carga horária de 60 horas e deve ser cursado durante o 2º semestre ou 3º semestre. Além disso, é obrigatória a apresentação de projeto de estágio para solicitar matrícula que deve ser feita via chamado no SUAP, e o relatório ao final.
Modelo de Plano de Estágio
Modelo de Relatório de Estágio
Dissertação de Mestrado
Os mestrandos devem se matricular em Dissertação no 3º e 4º semestre do curso.
Tese de Doutorado
Os doutorandos devem se matricular em Tese no 4º, 5º e 6º semestre do curso.
Exame de Proficiência
O exame de proficiência deve ser validado até antes da Defesa, via chamado no SUAP. Os mestrandos devem realizar exame em uma língua e os doutorando em duas línguas.
Atividades de Produção Intelectual
Mestrado
Atividades | Créditos |
---|---|
Publicação de artigo em periódico indexado Qualis B2 ou mais | 4 |
Publicação de artigo em periódico indexado Qualis B3, B4 ou B5 | 3 |
Publicação de livro de caráter acadêmico com ISBN | 3 |
Publicação de capítulo de livro com ISBN | 2 |
Tradução de livro com ISBN | 2 |
Minicurso ministrado em eventos nacionais ou internacionais (mínimo de 15h/aula), com apresentação de relatório | 2 |
Publicação de trabalho completo em anais de eventos científicos com ISBN ou ISSN | 1 |
Publicação de trabalho completo em periódico não indexado | 1 |
Total (no mínimo) | 5 |
Doutorado
Atividades | Créditos |
---|---|
Publicação de artigo em periódico indexado Qualis A1 ou A2 | 4 |
Publicação de artigo em periódico indexado Qualis A3, A4, B1 ou B2 | 3 |
Publicação de livro de caráter acadêmico com ISBN | 3 |
Publicação de capítulo de livro com ISBN | 2 |
Tradução de livro com ISBN | 2 |
Minicurso ministrado em eventos nacionais ou internacionais (mínimo de 15h/aula), com apresentação de relatório | 2 |
Publicação de trabalho completo em anais de eventos científicos com ISBN ou ISSN | 1 |
Total (no mínimo) | 5 |
Ementas das disciplinas do curso
Disciplinas obrigatórias
Sociedade, trabalho e educação - 45h
Globalização e educação; Advento da organização formal do processo de trabalho, qualificação do trabalhador e educação escolar – manufatura, taylorismo-fordismo; Reestruturação produtiva e acumulação flexível, especificidades de sua configuração e implicações na contemporaneidade da educação escolar; Trabalho e educação nas perspectivas liberal e marxista; a teoria do capital humano; Sociedade contemporânea e a formação do trabalhador; Formação politécnica ou tecnológica, trabalho docente e emancipação humana.
Ciência e Produção do Conhecimento em Educação - 45h
Ciência e conhecimento científico. Método científico e produção do conhecimento. Bases filosóficas e epistemológicas da produção do conhecimento. A investigação científica no campo da educação: pressupostos e abordagens sociofilosóficos. Os métodos de pesquisa em educação. Planejamento e desenvolvimento de pesquisa em educação com ênfase na educação profissional: aspectos teóricos e práticos.
Gestão e avaliação de políticas na educação profissional - 45h
Gestão e avaliação de políticas públicas: tipologias, concepções e particularidades no âmbito educacional. Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas em educação com ênfase na educação profissional.
Formação Docente para a Educação Profissional - 45h
Processos de formação docente: especificidades e contradições produzidas no contexto das mudanças sociais e em particular das relações entre trabalho e educação. Fundamentos legais e processos formativos que orientam a formação profissional e a profissionalização docente. A práxis pedagógica desenvolvida no campo da educação profissional e as suas relações com a educação básica, considerando seus níveis e modalidades. Formação inicial, continuada e autoformação docente na educação profissional. Professor crítico-reflexivo. Construção da identidade docente em educação profissional.
História da Educação Profissional – 45h
História da educação e dos modos de produção da existência humana: da era primitiva aos tempos da contemporaneidade. Relações entre trabalho, Estado e Educação Profissional em temporalidades, espaços e sujeitos diversos. A Educação Profissional no Brasil: periodização e propósitos; mudanças e permanências.
Seminário de pesquisa I - 30h
Apresentação e análise do projeto de pesquisa apresentado pelos mestrandos e doutorandos por ocasião do processo seletivo para ingresso no PPGEP. Discussão dos fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as pesquisas em construção. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa.
Seminário de pesquisa II - 30h
Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas das dissertações e reses em construção. Discussão acerca de métodos e técnicas de pesquisa com enfoque nos objetos investigativos concernentes às linhas de pesquisa. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa. Apresentação das produções parciais das dissertações e teses em construção.
Seminário de pesquisa III - 30h
Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas das dissertações e teses em construção. Discussão acerca de métodos e técnicas de pesquisa com enfoque nos objetos investigativos concernentes às linhas de pesquisa. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa. Apresentação das produções parciais das dissertações e teses em construção.
Seminário de pesquisa IV - 30h
Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas das dissertações e teses em construção. Discussão acerca de métodos e técnicas de pesquisa com enfoque nos objetos investigativos concernentes às linhas de pesquisa. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa. Apresentação das produções parciais das dissertações e teses em construção. Qualificação das dissertações de mestrado.
Seminário Doutoral I – 30h
Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas das teses em construção. Discussão acerca de métodos e técnicas de pesquisa com enfoque nos objetos investigativos concernentes às linhas de pesquisa. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa. Apresentação das produções parciais das teses em construção.
Seminário Doutoral II – 30h
Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas das teses em construção. Discussões teóricas sobre temas relevantes às linhas de pesquisa. Qualificação das teses de doutorado.
Disciplinas optativas
Seminários temáticos (I, II, III, IV, V e VI) - 30h
Os seminários temáticos foram concebidos, no âmbito da organização curricular, como forma de permitir uma maior flexibilidade ao atendimento às demandas específicas dos pós-graduandos e das linhas de pesquisa, tanto no que concerne ao aprofundamento de temas relativos aos objetos de investigação quanto à necessidade de ampliar os conhecimentos sobre temas contemporâneos relacionados à área de educação. A bibliografia relativa aos seminários será indicada em planos específicos considerando a sua natureza e o seu conteúdo.
Tópicos especiais em pesquisa educacional (I, II, III, IV, V e VI) – 30h
Os Tópicos especiais têm o objetivo de permitir a introdução na organização curricular do PPGEP de temas e abordagens emergentes de pesquisa na área da educação, enfatizando: Introdução a uma abordagem de pesquisa. Principais pressupostos de trabalho, conceitos, instrumentos e tratamento das informações. Principais linhas de pesquisa em que é utilizada.
Metodologia do ensino superior
Análise dos elementos teórico-metodológicos e técnicos que possibilitem orientar o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da docência superior, estimulando a criação cultural, o desenvolvimento da mentalidade científica e do pensamento crítico-reflexivo.
Leitura e produção de textos acadêmicos – 30h
Textualidade, com ênfase em aspectos organizacionais e composicionais do texto escrito de natureza acadêmica (fichamento, resumo acadêmico, resenha, artigo científico e ensaio).
Língua e literatura da Educação Profissional – 30h
Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para o trabalho com as linguagens e a literatura na educação profissional. O lugar formativo da literatura na educação profissional. Contribuições dos estudos sobre texto e discurso para a educação básica e para a educação profissional.
Estado e políticas educacionais - 30h
Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil; análise de políticas em Educação Profissional, Educação Básica, educação de jovens e adultos e formação docente; produção histórica das políticas e das bases legais da Educação Básica, da Educação Profissional, da educação de jovens e adultos e da formação docente.
Financiamento da Educação Profissional – 30h
Fontes e recursos públicos para a educação. O financiamento da Educação Superior e Básica e a legislação que a regulamenta. Políticas de financiamento da Educação Profissional Os programas de descentralização dos recursos para a educação profissional. Gestão dos recursos da educação profissional.
Práticas pedagógicas em Educação Profissional - 30h
Teoria e prática do fazer pedagógico na Educação Profissional. Abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem. Currículo integrado e práticas interdisciplinares na escola. Projetos de trabalho. Princípios teórico-metodológicos da Educação Básica e profissional. Planejamento, avaliação e práticas de ensino para Educação Básica e profissional.
Educação de jovens e adultos e Educação Profissional - 30h
A educação de jovens e adultos no Brasil; planos e programas da educação de jovens e adultos; marcos regulatórios e programas destinados à profissionalização de jovens e adultos; a integração da EJA com a Educação Profissional.
Políticas afirmativas e inclusão na Educação Profissional - 30h
Marcos históricos e legais da Educação Inclusiva. Os princípios da Educação Inclusiva. Políticas afirmativas no contexto da Educação Profissional. Os sujeitos da educação inclusiva e as práticas pedagógicas inclusivas na Educação Profissional.
Gestão e organização dos espaços na Educação Profissional - 30h
Administração na sociedade capitalista e suas implicações na gestão da escola: determinantes socioeconômicos e políticos. Concepções de administração educacional e suas particularidades na gestão da educacional profissional. Espaços institucionais e práticas organizativas da Educação Profissional
Concepções curriculares na educação profissional - 30h
Concepções e fundamentos do currículo. A evolução da teoria curricular. A relação entre currículo e cultura escolar. A organização curricular da educação profissional nos documentos oficiais. Currículo por disciplinas. Currículo por projetos. Currículo por competências. Concepções e princípios do currículo do Ensino médio integrado à Educação Profissional (regular e modalidade EJA): princípios e fundamentos estruturantes.
Processos cognitivos, teorias de aprendizagem e Educação Profissional - Escolar - 30h
Estudo de teorias da Psicologia da Aprendizagem que abordam os processos cognitivos e culturais para o desenvolvimento humano. Singularidades dos processos de aprender e de ensinar na Educação Profissional. As relações dos processos de aprender e de ensinar com o trabalho como princípio educativo, a criatividade, a afetividade, a motivação, a socialização e a aprendizagem significativa. Estratégias de mediações e estilos de aprendizagem.
Educação Profissional e movimentos sociais - 30h
Movimentos sociais no Brasil: fundamentos, concepções e práticas. Movimentos sociais, diversidade e inclusão social. Movimentos sociais e educação: organização e experiências em espaços escolares e não escolares. Movimentos sociais e a Educação Profissional: políticas, programas e projetos.
Fundamentos Teórico-Conceituais da História da Educação - 30h
Estudo acerca dos fundamentos teórico-conceituais da História da Educação. As bases epistemológicas do Marxismo e do Culturalismo na pesquisa historiográfica. História Cultural e Educação. Matrizes interpretativas, abordagens, fontes e metodologias da pesquisa em História da Educação. Categorias e Gênero na análise histórica.
Memória, narrativa e formação docente - 30h
Memória e identidade social. Histórias de vidas e formação. Narrativas (auto)biográficas. Memórias docentes e autoformação.
Educação e pensamento complexo – 30 h
Paradigma da complexidade. Educação e conhecimento. Educação e multidimensionalidade humana. Docência e complexidade.
Publicada em 25 de Março de 2024 às 12:07 (há 10 meses)
Atualizada em 15 de Abril de 2024 às 11:54 (há 9 meses, 2 semanas)