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PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

O Programa Abdias Nascimento destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa objetiva propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência, no Brasil e no exterior, conforme dispõe a Portaria do MEC n° 1.191, de 27 de junho de 2023.

Para mais informações, acesse:

Projeto institucional

O projeto de pesquisa Pessoas trans negras e indígenas na pós-graduação Stricto Sensu: histórias de acesso, permanência e êxito, vinculado aos Observatórios da Diversidade (IFRN/CNPq) e das Heterotopias (UFRN/CNPq) foi aprovado no Edital nº 16/2023, da Capes. Esse programa objetiva promover a formação e capacitação de estudantes autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as), indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, dos cursos do PPGED/UFRN e PPGEP/IFRN, através da concessão de bolsas de mestrado e doutorado sanduíches na Faculdad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, conveniada ao IFRN, e da realização de missões de trabalho de pesquisadores(as) da equipe brasileira e estrangeira.

O projeto tem como objetivos específicos: a) cartografar a presença de estudantes trans negros e indígenas nos Programas de Pós-Graduação (PPG) brasileiros; b) descrever a história e a memória recente das pessoas trans negras e indígenas nos PPG; c) analisar as condições de possibilidade da emergência das cotas para pessoas trans negras e indígenas nas políticas afirmativas da pós-graduação Stricto Sensu; d) descrever as relações entre as políticas afirmativas das instituições e os obstáculos enfrentados pelas pessoas trans negras e indígenas em perspectiva interseccional.

Equipe

Nome Função PPG e/ou Instituição
Avelino Aldo de Lima Neto Coordenador brasileiro PPGEP/IFRN
Anahí Guelman Coordenadora estrangeira UBA
Azemar dos Santos Soares Júnior Integrante PPGED/UFRN
Francinaide de Lima Silva Nascimento Integrante PPGEP/IFRN
Patrícia Carla de Macedo Chagas Integrante IFRN
Suély Gleide Pereira de Souza Integrante IFRN
João Sol Mestrando - bolsista PPGED/UFRN
Larissa Maia de Souza Doutoranda - bolsista PPGEP/IFRN

Processos seletivos

Publicada em 4 de Novembro de 2024 às 08:43 (há 2 meses, 3 semanas)
Atualizada em 4 de Novembro de 2024 às 12:36 (há 2 meses, 3 semanas)