Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXAME DE SELEÇÃO 2022

Prorrogado período de matrícula

Segunda, 7 de fevereiro, é o novo prazo

Publicada em 04/02/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Novo prazo se encerra às 17h de segunda, 7/2

A Coordenação de Acesso Discente (Cadis) e a Fundação de Apoio do IFRN (Funcern) divulgaram, no fim da manhã desta sexta (07/02), a prorrogação do prazo para matrículas de estudantes com aprovação no Exame de Seleção 2022 do IFRN. Anteriormente o prazo se encerraria às 17h desta sexta-feira (04/02).

A medida acontece devido a instabilidades pontuais no sistema Gov.br e no Suap/IFRN. A decisão foi tomada com o intuito de não prejudicar candidata ou candidato que porventura tenha sofrido prejuízo.

Atenção: Tanto na Lista de Aprovados Geral / Ampla Concorrência como nas Listas de Aprovados Diferenciadas, dentro do número de vagas disponíveis por campus/curso/turno, candidatas e candidatos classificados deverão efetuar seu cadastro e, após isso, realizar a pré-matrícula de forma online. Há um passo a passo para facilitar o processo, disponível AQUI e AQUI

Documentação

Após o cadastro, no ato da pré-matrícula deverá ser anexada a seguinte documentação:

  • Uma foto 3x4 (recente);
  • Carteira de identidade (frente e verso);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
  • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;
  • Histórico escolar do Ensino Fundamental;
  • Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior

Informações importantes

A Cadis alerta que, no caso de estudante menor de idade, além da documentação listada acima, é obrigatório preencher e anexar o Termo de responsabilidade de matrícula (disponível no Anexo XIII do Edital), além do documento de identificação da pessoa responsável. Candidatas e candidatos beneficiados pelo Sistema de Reserva de Vagas e que tenham declarado ter cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas também deverão anexar, no momento da matrícula, o Histórico Escolar do Ensino Fundamental, sob pena de perda da vaga.

O Edital ainda traz: “Em decorrência da atual situação de Pandemia da Covid-19, excepcionalmente para esse processo seletivo, caso o candidato aprovado não obtenha em tempo para matrícula os documentos previstos no item 79-g (Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar), poderá anexar o Termo de Compromisso Documentos Matrícula disponibilizado no Anexo IX do Edital nº 41/2021. Como documentação complementar, é exigido anexar a cópia da Carteira de Vacinação atualizada.

Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderão ser solicitados os devidos ajustes, com a notificação partindo do próprio sistema de matrículas. No dia 7 de fevereiro, as pré-matrículas online só poderão ser realizadas até 17h, por isso é importante que eventuais ajustes solicitados na documentação atentem ao prazo. Em caso de dúvidas para realizar a pré-matrícula online, orientações poderão ser solicitadas pelo e-mail da Secretaria Acadêmica responsável pelo curso.

A Cadis destaca ainda que dificuldades de acesso ou problemas decorrentes da plataforma gov.br deverão ser resolvidos diretamente com as ferramentas disponíveis na plataforma, uma vez que o IFRN não tem gerência sobre esse sistema do Governo Federal: “Se o usuário tiver problema com o login (não conseguir recuperar a senha), deve entrar em contato com a equipe responsável pelo gov.br através do link https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/”, define o Edital.

Cronograma e vagas remanescentes

Candidatas e candidatos classificados na Lista de Aprovados Geral e nas Listas de Aprovados Diferenciadas que não comparecerem no período de pré-matrícula ou não apresentarem toda a documentação exigida e de uma só vez no período estabelecido serão considerados desistentes e perderão o direito à matrícula, gerando vagas remanescentes. Essas vagas acarretarão tantas convocações quantas necessárias e serão preenchidas por estudantes que estiverem em condição de ‘Habilitado em Lista de Espera da Ampla Concorrência’ ou ‘Habilitado em Lista de Espera Diferenciada,’ observando-se a ordem decrescente do Argumento de Classificação e a respectiva condição acadêmica, entre outros.

A convocação para as vagas remanescentes ocorrerá dentre os candidatos que estiverem na mesma condição de convocação do candidato que gerou a vaga. Quando houver, novas chamadas serão efetuadas a partir de 23 de fevereiro, através de publicação de lista de convocados pelo Campus responsável pela oferta.

O cronograma está definido assim:

Atividade

Dia/prazo

Pré-matrículas e matrículas

Das 7h de 31/01 até às 17h de 07/02/2022

Resultado Preliminar dos pareceres de renda

17/02/2022

Resultado Final dos pareceres de pessoa com deficiência

17/02/2022

Recurso do Resultado Preliminar dos pareceres de renda

18/02/2022

Resultado do recurso dos pareceres de renda

23/02/2022

Homologação das matrículas (listas de reserva de vagas)

23/02/2022

Convocação para preenchimento de vagas remanescentes

A partir de 23/02/2022

Acesse

Edital nº 41/2021

Edital nº 41/2021 – Resultado final Lista de aprovados

Cadastro inicial

Pré-matrícula  

Tutorialcomo fazer sua matrícula (arquivo .PDF)  

Tutorial como fazer sua matrícula(YouTube)

Anexo IX Termo de Compromisso Documentos Matrícula

Anexo X Declaração Escolar Notas do Candidato

Anexo XII Termo de Responsabilidade de Matrícula

Secretarias acadêmicas

Atendimento – equipe responsável pelo Gov.br

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas