Primeiro dia de Setic movimenta Campus SGA

Seminário vai até o sábado (27) com programação diversificada

Publicada em 26/05/2017 Atualizada há 1 ano

Solenidade de abertura do I Setic

O I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do IFRN São Gonçalo do Amarante teve início na manhã desta quinta-feira (25). Com mais de 450 inscritos, o evento terá até sábado uma programação com variadas atividades visando à troca de experiências entre profissionais e estudantes da área, através de palestras, oficinas, exposições e minicursos.

A abertura teve a presença da diretora-geral do campus, Marilac de Castro, e ocorreu no auditório da instituição. O início oficial do Setic foi declarado pelo presidente da comissão organizadora, professor Marcelo Damasceno. “A realização desse evento promoverá a aproximação das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) aos nossos alunos, com o objetivo de envolvê-los nessa área que tanto impacta o mundo moderno”, ressaltou o prof. Marcelo.

No decorrer do dia, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras que versaram sobre temas como a utilização de software livre, virtualização e suporte em TI. Já as oficinas foram divididas nos laboratórios do campus e tiveram, dentre os temas trabalhados, eletrônica digital, manutenção preventiva, clonagem de computadores, dentre outros.

Retro

Uma das atrações mais visitadas durante o primeiro dia de Setic foi o Museu do Videogame Potiguar. A exposição traz verdadeiras relíquias do universo dos gamers, com exemplares dos primeiros consoles, como Atari Pong, Telejogo, Atari 2600 e Odyssey, que podem ser conferidos de perto.

Outras unidades, que demonstram a evolução da categoria no decorrer de décadas, também estão presentes, como o primeiro exemplar da Nintendo e máquinas que marcaram gerações, como Master System, Mega Drive e Super Nintendo. Os visitantes ainda têm a oportunidade de disputar partidas em consoles que estão disponíveis para a jogatina.

Programação

Dentre as atrações do Setic para esta sexta-feira (26) estão o início da I Mostra de Inovação Tecnológica (MIT) do IFRN-SGA e o concurso de ideias MasterPitch. A MIT-SGA será iniciada às 14h30 e prosseguirá até a manhã do sábado (27), com a apresentação de 12 trabalhos, dentre projetos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, técnicos e professores do IFRN.

Já o MasterPitch é uma competição inspirada no reality show MasterChef, onde sete equipes de alunos irão apresentar produtos ou serviços relacionados às áreas de conhecimento de seus respectivos cursos.

A ideia é unir “ingredientes”, baseados nas tendências de mercado, como economia compartilhada, crise hídrica e mobilidade urbana, elaborar a "receita" e chegar ao "prato principal", que será o produto final a ser apresentado em forma de pitch na tarde desta sexta-feira (26).

Acesse:

Álbum de fotos do primeiro dia de Setic

Programação e informações sobre o evento

extensao
pesquisa