PNLD 2021

Campus inicia participação na edição 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Primeira posição foi definida na Reunião Pedagógica de quarta-feira (10/03)

Publicada em 18/03/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC)

Os livros e materiais didáticos são importantes instrumentos nos estudos e trabalhos de estudantes e professores (as). O  Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL) tem como objetivo avaliar e disponibilizar às escolas públicas da educação básica obras e materiais de apoio à prática educativa. O PNLD 2021 é destinado à escolha de material didático para o segmento do Ensino Médio, possibilitando que as obras sejam renovadas, a fim de acompanhar as mudanças e as atualizações. Nesse processo de renovação, estão incluídos docentes e gestores escolares.

Campus São Gonçalo do Amarante, durante reunião pedagógica semanal, realizada na quarta-feira (10/03), participou de sua primeira contribuição, a escolha das obras do Objeto 1, cuja votação envolveu um colegiado formado pelo corpo docente, diretor acadêmico, diretor geral e ETEP (Equipe Técnico Pedagógica). Antes de iniciar a votação, os representantes de cada área das disciplinas propedêuticas (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias) expuseram a decisão dos docentes, de acordo com as reflexões, análises e debates em reuniões que antecederam este momento, conforme relatado  na Ata 3/2021 - SEAC/DIAC/DG/SGA/RE/IFRN.

Entendendo como funciona a escolha das obras:
O processo de escolha das obras no PNLD 2021 se dá em 5 momentos (Objetos), os quais 3 desses são reservados para a decisão da escolha de obras. No primeiro Objeto, com prazo de 1 a 19 de março, deu-se a escolha das obras de transição, que são propostas de livros didáticos para Projetos Integradores e Projetos de Vida. A próxima escolha será de livros didáticos por área de conhecimento e está prevista para ocorrer entre os meses de julho e agosto do corrente ano (Objeto 2).

Conheça o detalhamento dos cinco Objetos do edital:

OBJETOSTIPOLOGIA DAS OBRAS
Objeto 1
Obras de Projetos Integradores e de Projetos de Vida
Objeto 2
Obras por área de conhecimento - obras específicas
Objeto 3
Obras de formação continuada
Objeto 4
Recursos educacionais digitais
Objeto 5
Obras literárias

Para o Diretor Acadêmico do CampusFrancisco Aldrin Armstrong Rufino, a edição do PNLD 2021 possibilita que o processo de escolha das obras  ocorra de forma democrática e transparente, com discussões entre os professores e gestores, para uma oferta de ensino com mais qualidade.

Acesse a Ata da reunião e o Comprovante da Escolha do Objeto 1, a partir de avaliação conjunta pautada na realidade de necessidades do Campus:

Ata da Escolha do Objeto 1 - Nº 3/2021 SEAC/DIAC/DG/SGA/RE/IFRN

Comprovante da Escolha do Objeto 1