Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus SPP

Eleição de nomes do auditório, da biblioteca e do ginásio do campus ocorre nesta segunda e terça

Votação vai ocorrer por meio de enquete no Suap.

Publicada em 02/06/2017 Atualizada há 1 ano

Ocorre nesta segunda-feira (5) e terça-feira (6) a eleição dos nomes do auditório, da biblioteca e do ginásio do Campus São Paulo do Potengi. A escolha vai ser realizada por meio de enquete disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço eletrônico https://suap.ifrn.edu.br/enquete/responder_enquete/58/, da 0h da segunda-feira (5) às 23h59 da terça-feira (6).

Para votar na enquete, basta acessar o Suap utilizando seu número de usuário e senha de acesso. A notificação sobre a enquete estará disponível na no canto superior esquerdo.

Os nomes colocados em votação foram sugeridos pela comunidade acadêmica, conforme previsto em edital, e avaliados pela comissão organizadora do concurso.

Na lista, um mesmo nome integra a votação para o auditório e para a biblioteca, caso esta sugestão alcance o primeiro lugar nos dois espaços, prevalecerá o espaço com o maior número de votos. O outro, será batizado com o nome que ocupar o segundo lugar.

Retificação no edital
Uma retificação foi realizada no edital do concurso. A mudança ocorreu no artigo que previa que cada pessoa poderia votar apenas uma vez no nome de cada espaço. A alteração se deve à necessidade de adequação ao formato utilizado nas enquetes no Suap. É possível votar mais de uma vez, modificando as opções de escolha, mas apenas o último voto é computado.

Confira abaixo os nomes que vão compor a enquete (em ordem alfabética) e as justificativas apresentadas pelos autores:

Auditório:    

Dercy Gonçalves - Dercy foi um ícone no Brasil por emplacar suas participações na produção e atuação cinematográfica nas décadas de 1950 e 1960. Além disso, ela também era cantora e humorista. Possuía um linguajar explícito, demostrando carisma e bom humor nos palcos dos teatros. Dercy faleceu em 2008, com 101 anos, e até hoje é lembrada pela sua contribuição na arte brasileira.

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha (Fabião das Queimadas) - Fabião é uma bela homenagem, pois ele era natural do Potengi, além de poeta popular, cantador e rabequeiro. Foi escravo e conseguiu comprar sua alforria com dinheiro da cantoria. Sua habilidade como instrumentista homenageará os nossos alunos, alunas e servidores que produzem música no IFRN SPP e todos e todas que apreciam e valorizam a cultura potiguar.

Frida Kahlo - Mexicana, começou a pintar muito tarde, pois tinha sérias limitações (poliomielite, vítima de acidente de trânsito, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.

Monsenhor Expedito - Grande representante da região e defensor da igualdade de condições sociais básicas de sobrevivência. Além de ser conhecido como o profeta das águas, Monsenhor Expedito teve importante papel da disseminação de informações nas comunidade rurais, contribuindo para a divulgação cultural.

Paêbirú - Paêbirú é uma palavra de origem indígena que significa caminho da montanha do Sol, palavra utilizada por Zé Ramalho e Lula Côrtes para nomearem seu primeiro álbum, um dos primeiros discos a abordarem psicodelia no Brasil, hoje é reconhecido como o mais caro do país. Quando o sol está se pondo em frente ao nosso campus, a cor alaranjada domina os céus e reflete a luz sobre as montanhas por trás da cidade, formando um caminho através da Luz do Sol, porém não são todos que vêem, apenas conseguem aqueles que possuem o dom de enxergar a arte nas coisas mais simples.

Biblioteca 

Aluísio Azevedo - Aluísio Azevedo é um filho da terra, falecido em 2005. O acadêmico, historiador e escritor Aluísio Azevedo, natural de São Paulo do Potengi, ocupou a cadeira 30 da Academia Norte-riograndense de Letras, publicou 13 livros.

Chico Xavier - Conhecido como o maior líder espiritual do Brasil, Chico Xavier foi um médium que psicografou mais de 450 livros, assim, sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, vendendo mais de 50 milhões de exemplares. Sempre cedendo os direitos autorais de seus livros às instituições de caridade, alegando que ele não era o autor das obras, apenas reproduzia o que os espíritos lhe ditavam. Tendo, também, psicografado mais de 10 mil cartas, sem cobrar nada aos destinatários. Este homem foi um marco na história do Brasil por ter sido um importante expoente do espiritismo e da filantropia (generosidade e caridade com os outros, profundo amor à humanidade).

Dona Militana (Militana Salustino do Nascimento) - Dona Militana foi uma grande representante da literatura popular em nosso estado e divulgadora do romanceiro popular.

Fabião das Queimadas (Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha) - Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha foi instrumentista, cantador, tocador de rabeca e, além de tudo, um grande poeta. Nasceu escravo e logo começou a cantar enquanto realizava os trabalhos da roça. Além de tudo isso, Fabião nasceu e cresceu no território potiguar. É por isso e por muito mais que a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte deve homenagear esse grande homem que aqui viveu. *Foram apresentadas três sugestões com este nome para a biblioteca. Conforme o edital, foi considerada a sugestão enviada primeiro (autoria: André Gustavo de Lima Santana).

Marie Curie - Foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. Publicou em 1933 o livro Les Rayons Alfa, Beta et Gama des Cops Radioactifs en Relation avec La Structure Nucléarie.

Ginásio 

João Lopes da Mata (Doca de Bento) - João Lopes da Mata, mais conhecido como Doca de Bento, foi e era um fanático e amante do esporte local, em especial o futsal (futebol de salão), e ao longo de sua vida sempre praticou o esporte tendo como principal praça esportiva o ginásio de esportes de nossa cidade. Doca também foi o promotor da Copa Potengi de futsal uma das maiores competições da modalidade no estado. Sempre com o sorriso no rosto, Doca nunca deixou ou escondeu a sua paixão pelo futsal e pelo esporte da nossa cidade, por isso ele deve ter essa homenagem para que seu nome nunca seja esquecido e principalmente os desportistas jamais se esqueçam o que ele fez e com certeza estaria fazendo para o esporte da nossa cidade.

José Almir Martinho Rodrigues (Bila) - Grande desportista do município de São Paulo do Potengi/RN, foi atleta, fez participação como árbitro de futebol, fez parte da organização dos jogos estudantis da cidade por vários anos e foi organizador da Copa Potengi por mais de 15 anos. Foi integrante de um grupo de amigos que fundou a ADESPP (Associação Desportista de São Paulo do Potengi/RN), que tinha por finalidade, organizar torneios de Futsal, Futebol, entre outros, assim dando a oportunidade do contato da comunidade  com o esporte.

Maria Lenk - Maria Lenk, que entrou para a história da natação nacional, foi a primeira mulher brasileira a participar de uma olimpíada, nos jogos de Los Angeles, em 1932. Na época, Lenk tinha apenas 17 anos e não conseguiu ganhar medalhas. Porém, ela possui bastante influência por ter introduzido o nado borboleta, nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. Quebrou tabus, como: machismo, mostrando-se capaz por ser a única mulher dentre 68 atletas do gênero masculino, provando que da mesma maneira dos homens, as mulheres também possuem qualidades específicas.

 Confira o edital completo:

Edital retificado

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas