Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Novo reitor do IFRN é empossado nesta quarta-feira (20)

A cerimônia acontece no Ministério da Educação em Brasília.

Publicada em 18/04/2016 Atualizada há 12 meses

Wyllys ingressou na Instituição em 1995, como professor da então Unidade Mossoró

O novo reitor do IFRN, o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, será empossado na próxima quarta-feira (20), às 14h30, em Brasília. A solenidade acontece na sede do Ministério da Educação, em Brasília, e será presidida pelo titular da pasta, o ministro Aloisio Mercadante. A nomeação do professor foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (18). Ele assume a gestão 2016-2020 do IFRN, instituição de ensino que, em setembro, completa 107 anos.  

Wyllys foi eleito com 56% dos votos de alunos e servidores, em eleições realizadas no dia 9 de dezembro de 2015. Durante o processo eleitoral, foram escolhidos também os diretores-gerais de 20 dos 21 campi do Instituto. Os diretores serão nomeados após a posse de Wyllys Farkatt. O evento público de transmissão de cargo de reitor está marcado para o dia 14 de maio, às 16h, no Campus Natal-Central do Instituto. 

O professor Belchior Rocha, de quem Tabosa recebe o cargo, assumiu a Reitoria do IFRN no momento de transformação de Cefet em Instituto Federal, no final de 2008. Durante os seus dois mandatos, que integram um período de 8 anos, a Instituição passou de 4 unidades para 21 campi distribuídos por todo estado, além de ganhar um prédio específico para o funcionamento da sua administração sistêmica, a Reitoria, localizada em Natal. 

TRAJETÓRIA NA INSTITUIÇÃO

Wyllys Tabosa ingressa no IFRN em 1995, como professor da Unidade Mossoró da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). Em 2000, com a instituição já denominada Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), ele assume a sua primeira função como gestor, na coordenação de Planejamento. De 2004 a 2006, foi o coordenador do Curso Superior de Meio Ambiente.  Em 2007, esteve à frente do Departamento Acadêmico de Gestão Tecnológica da Unidade de Currais Novos do ainda CEFET. Em 2008, assume a Diretoria de Relações Empresariais que, com a mudança para IFRN, se tornaria Pró-Reitoria de Extensão e ele o pró-reitor. Em 2012, o desafio é como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, função que ocupa até o dia da posse como reitor.  

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas