Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Tarralfas: projeto de extensão alfabetiza pescadores de Pirangi do Sul
Extensão

Tarralfas: projeto de extensão alfabetiza pescadores de Pirangi do Sul

19/12/2017 - Na primeira etapa do projeto, foram formados 20 pescadores

Tarralfas: projeto de extensão alfabetiza pescadores de Pirangi do Sul

Foto: Cláudio Moura/Gabriel Teixeira

Na segunda-feira, 18/12, o Campus Natal-Central realizou a formatura da primeira turma de pescadores do projeto "Tarralfas". O curso alfabetizou 20 pescadores da praia de Pirangi do Sul, pelo método analítico, ou seja, através da escrita e leitura de palavras monossílabas e dissílabas. O evento, que aconteceu no Miniauditório Central, marcou a conclusão da primeira etapa do projeto de extensão.

Para o professor José Mateus do Nascimento, que coordena o projeto, "os pescadores refletiram sobre o universo cultural deles", utilizando vocabulário do seu repertório cotidiano. Segundo ele, o projeto atingiu os objetivos traçados e foi avaliado como um "sucesso" pela equipe realizadora; a segunda etapa da extensão terá início em março de 2018.

Para a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes, esse tipo de projeto representa a essência da Extensão: “Projetos assim valorizam e exaltam a nossa fortaleza, que são os nossos alunos, em ações voltadas à comunidade sendo pensadas e executadas com junto aos docentes da Instituição”, disse.

Alfabetizados

No projeto "Tarralfas", os pescadores foram alfabetizados, em diálogo com a perspectiva Freiriana, através de temas e palavras gerados como "identidade", "cultura pesqueira", história da comunidade, da colônia de pescadores e da cidade de Natal. A equipe formadora que atuou no processo de alfabetização foi composta por servidores e alunos dos cursos tecnólogos e de licenciatura do Campus Natal-Central.

Ações do documento

Página em carregamento