Orientação profissional

Semana das profissões movimenta o Câmpus Caicó

Objetivo foi estimular os alunos a refletir sobre o que irão fazer ao concluirem o Ensino Médio

Publicada em 19/04/2013 Atualizada há 1 ano

Cinco dias de muita informação.  Assim foi a Semana das Profissões promovida pelo Câmpus Caicó desde a segunda-feira (15) passada.  O evento termina na tarde de hoje (19) com um saldo de 24 palestras, além de exposições, apresentação teatral e, principalmente, muita conversa.  O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre as características e o dia-dia das mais diferentes atividades profissionais.

"O Câmpus Caicó está de parabéns por promover esses encontros.  Para mim foi um prazer estar aqui e compartilhar com esses jovens as informações sobre o meu trabalho e contribuir para que eles façam uma escolha consciente da futura profissão", disse o médico veterinário e sanitarista José Arimatéia da Silva.  A presidente do Conselho Regional de Psicologia do RN, Nilza Maria Molina Mendes, também elogiou a iniciativa do câmpus e agradeceu a oportunidade de esclarecer diversos aspectos do trabalho do psicólogo, desconhecidos pela grande maioria das pessoas.

De acordo com a organizadora do evento, a psicóloga Caroline Magalhães, a Semana das Profissões faz parte do Programa de Orientação Profissional desenvolvido pelo Câmpus Caicó.  "Estamos fazendo esse trabalho com 70 alunos concluintes do Ensino Médio.  No ano que vem serão outros e assim por diante", disse a psicóloga, explicando que esse programa surgiu a partir da constatação de que o último ano na escola é marcado por uma ansiedade e insegurança muito grande por parte dos alunos que, na maioria das vezes, não sabem ainda o que irão fazer no futuro.

A Semana das Profissões termina hoje com as palestras sobre as profissões de piloto de caça, fisioterapia, sobre programas de intercâmbio no exterior e o aprendizado de línguas estrangeiras.