Campus Parnamirim

Secitex 2016 recebe mais de 800 propostas de trabalhos

Evento acontece em novembro e já conta com mais de 2.500 inscritos

Publicada em 28/09/2016 Atualizada há 1 ano

A comissão organizadora da II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) se reuniu nesta terça-feira (28) para avaliar as submissões de trabalhos ao evento. Foram recebidas 805 propostas de trabalhos, divididos entre 6 dos 8 eventos que compõem a Semana. Até agora, a Secitex já conta com mais de 2.500 inscrições de participantes. A previsão é que esse número passe dos 3 mil.

Foram 435 trabalhos submetidos para o XII Congresso de Iniciação Científica (Congic); 199 para o IV Simpósio de Extensão; 74 para a IV Mostra Tecnológica;  47 para a I Mostra Coletiva de Artes; 26 para a III Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Parnamirim e 24 para o I Simpósio de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Segundo o professor Lucas Mariano Galdino de Almeida, do Campus São Gonçalo do Amarante, só no domingo (25), último dia de submissões de trabalhos, foram recebidas mais de 450 propostas. Lucas coordena a equipe de alunos e servidores responsáveis pelo site da Secitex.

Para o professor Airton Araújo de Souza Junior, do Campus Parnamirim, integrante da comissão organizadora, o desafio agora é avaliar os trabalhos. "Já estamos nos articulando com a equipe de avaliadores. Até o final de outubro devemos divulgar os resultados dos trabalhos aceitos", declarou. Além disso, segundo o professor Alison Batista, também do Campus Parnamirim e da comissão, foram recebidas mais de 140 propostas de atividades, entre mini-cursos, oficinas e palestras. Em breve a comissão divulgará a lista de atividades aceitas, além de liberar as inscrições para que os participantes garantam a vaga no mini-curso ou oficina que deseja realizar.

Ainda vai ser aberto período de inscrições para a II Olimpíada de Robótica do IFRN. Faz parte da programação da Secitex 2016, também, o II Encontro de Empreendedorismo Inovador do Instituto (EEII), que contará com palestras e outras ações de promoção ao empreendedorismo e à inovação.

SECITEX 2016

A Secitex acontece neste ano no Campus Parnamirim do IFRN, de 23 a 26 de novembro, com o tema "Ciência alimentando o Brasil", inspirado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento se configura como a maior mostra dos trabalhos científicos e culturais realizados nos 21 campi da Instituição. Além disso, é um espaço de exposição para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo estado.

Uma das novidades do evento é a Mostra Coletiva de Artes. Pela primeira vez, estão sendo organizadas de uma maneira sistêmica todas as apresentações artísticas. O objetivo é valorizar mais a área em uma perspectiva de integração ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Está sendo planejado também um novo formato de abertura, com a participação direta, de forma interativa, dos estudantes do IFRN. Outra novidade é a feira de food trucks que também deve compor a programação da Semana. Nos próximos dias, a comissão organizadora deverá publicar edital com as normas para os que queiram participar da feira.

Acesse:

Secitex 2016 - Campus Parnamirim