Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CT MINERAL

Reunião para elaboração de projeto do CT mineral discute pesquisa, desenvolvimento e inovação

A reunião aconteceu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN

Publicada em 02/10/2018 Atualizada há 1 ano

Na reunião foi discutido estudar o potencial mineralógico e analisar a viabilidade técnico-industrial da produção no Rio Grande do Norte

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi) concluiu no último mês o projeto do modelo tecnológico do CT Mineral e a instalação e treinamento da mini planta piloto de flotação. Será possível então dar encaminhamento ao desenvolvimento de um projeto piloto que iniciará os trabalhos do CT, que será instalado em Currais Novos.

A próxima etapa do trabalho consiste do desenvolvimento do escopo de um projeto de pesquisa e inovação piloto que dará o início às atividades do CT Mineral. ​A proposta do projeto de pesquisa e inovação foi idealizada pelo diretor da Fundação Gorceix de Ouro Preto, Fernando Gomes, que propôs a utilização dos recursos minerais do RN para pigmentação na área têxtil. Com base nisso, a Propi vêm montando um resumo do escopo de projeto que deverá ser amadurecido e desenvolvido com os membros que participarão deste projeto institucional que envolverá os campi Natal-Central, Parelhas, Currais Novos, Caicó e a FUNCERN.

Inicialmente, serão realizados estudos acerca das matérias-primas minerais já utilizadas na indústria de pigmentos metálicos, destinados à fabricação de fibras têxteis. Então será elaborado um cadastro das ocorrências de recursos minerais, com teores economicamente viáveis, além de caracterização tecnológica das amostras de rejeitos minerais, análise das propriedades químicas e execução, fazem parte das etapas para realização do projeto -  que será apresentado durante o Workshop de Técnicas Analíticas para Mineração, no dia 6 de novembro, no campus Currais Novos.

Reunião

A reunião para elaboração do projeto piloto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do CT Mineral aconteceu nesta segunda-feira (1) na sala de reuniões da Propi localizada na Reitoria do IFRN, e contou com a presença de; João Teixeira, diretor de inovação tecnológica; Yuri Gomes, técnico em mineração e bolsista da FUNCERN; Prof. Rubens Capistrano de Araujo​ e Adair Divino Silva Badaro, do Campus Caicó; Prof. Michelle Menezes de Oliveira do Campus Currais Novos; Prof. Cleonilson Mafra Barbosa e Prof. Alexandre Magno Rocha da Rocha​, do Campus Natal Central; e Elias Nunes Filho e Prof. Ligia Mara Gonzaga, da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais.

Na reunião, foi discutido estudar o potencial mineralógico e a análise da viabilidade técnico-industrial da produção de pigmentos inorgânicos a partir de matérias-primas obtidas através de minérios ou rejeitos do Rio Grande do Norte. Após essa primeira etapa, deverão ser utilizados os melhores pigmentos e aplicá-los de acordo com as adequações necessárias ao setor industrial têxtil.

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas