Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Energia renovável

Reitor do IFRN participa de simpósio nacional sobre o futuro da energia

Power Future Symposium foi realizado no auditório do Senai, em Fortaleza.

Publicada em 28/11/2018 Atualizada há 1 ano

O evento, no qual o IFRN foi colaborador, foi uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e da empresa All About,

Segundo estimativas do Ministério de Minas e Energia e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a demanda de energia até 2050 deverá triplicar. Para discutir as formas de atender essa demanda, para debater a oferta e o consumo de energia em plena era tecnológica e para apresentar as perspectivas sobre o profissional do futuro e os novos perfis de consumo, profissionais técnicos, investidores, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e colaboradores da área de energia e ambiental reuniram-se nesta quarta (28) no Power Future Symposium – Simpósio Brasileiro sobre o Futuro da Energia, realizado na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Barra do Ceará, em Fortaleza.

O evento teve como foco a energia, desde a sua geração a partir de fontes renováveis até seu consumo de forma sustentável, como forma de despertar para os desafios e oportunidades desse setor junto à sociedade e para os negócios, discutindo o futuro da energia no Nordeste e no Brasil. A realização do Power Future Symposium incorpora em sua programação temas como microrredes, cidades inteligentes, veículos elétricos.

Participação

Para o reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa, estar no o Power Future Symposium é oreconhecimento do que vem sendo desenvolvido no Instituto Federal: “é a percepção e valorização do trabalho pioneiro na implantação de usinas de microgeração de energia fotovoltaica em todos os campi e na Reitoria como uma ação de sustentabilidade ambiental, financeira e econômica. Além disso, somos o único Instituto do Brasil que está participando, não só com a presença, mas também como colaborador do evento”, disse.

João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, também presente no simpósio, destacou a participação do Instituto: “participar de eventos como este reforçam as prerrogativas do fazer institucional, tanto por suas características de inovação – inerentes à área e ao IFRN – como pelo reforço à construção do Instituto como espaço de internacionalização do conhecimento e das boas práticas no uso de energias renováveis e sustentáveis”, declarou.

Power Future Symposium

O evento, no qual o IFRN foi colaborador, foi uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e da empresa All About, com apoio do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), do SENAI Ceará, do Banco do Nordeste, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).

Wyllys, que foi convidado à mesa cerimonial, disse ainda que a participação do IFRN no Power Future Symposium representa um marco no trabalho desenvolvido pelo Instituto: “o grupo de pesquisa que está fazendo todo o monitoramento da funcionalidade das nossas usinas também está trabalhando no mapa solar do Rio Grande do Norte e isso pode contribuir para desenvolver as pesquisas na área espacial e na área de climatologia como um todo”, finalizou.

Com informações do Portal Cerne

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas