Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CT Mineral

Reitor do IFRN participa de reunião no Ministério das Minas e Energia

O tema da reunião foi o Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do Instituto

Publicada em 03/07/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Wyllys Farkatt Tabosa, foi recebido na segunda (1º) pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), Alexandre Vidigal. A Secretaria é vinculada ao Ministério das Minas e Energia (MME). O tema da reunião foi o Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do IFRN, que está sendo implantado no Campus Currais Novos. Também participaram do encontro a assessora parlamentar do MME, Tatiele Lima, o assessor para Assuntos Internacionais da SGM, Samir Nahass, e o diretor do Departamento de Tecnologia Mineral, Enir Mendes.

A reunião foi iniciada com a apresentação do projeto, também entregue fisicamente, juntamente com o ofício do pedido de fomento. “Contei um pouco da história do IFRN e do Centro de Tecnologia Mineral”, explicou o reitor. Segundo Wyllys, foram citadas as perspectivas do CT e quais são os projetos envolvidos. “Ao verificar que o Centro já está registrado junto ao Ministério das Minas e Energia, o secretário pôde confirmar a informação junto ao diretor do Departamento de Tecnologia Mineral, Enir Mendes, o que foi muito positivo”, complementou o reitor. “O secretário foi muito atencioso e prestativo. O Alexandre apontou a intermediação da secretaria junto às várias empresas parceiras que vêm desenvolvendo ações na área como alternativa ao fomento que viemos buscar”, disse Wyllys. O secretário delegou a Enir Mendes a missão de colocar o IFRN numa interlocução com as instituições e empresas que mantém parcerias com o Ministério das Minas e Energia.

O CT Mineral

Com custo estimado de R$ 800 mil, o CT Mineral foi construído com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. O Centro conta com uma área de 800 m² e está sediado no município de Currais Novos. No espaço, laboratórios de preparação de amostras, caracterização tecnológica e de processamento mineral, além de salas para estudo, pesquisa, incubadoras de empresas e espaços de apoio para a parte administrativa do Centro que atenderão pesquisadores, alunos e empresários. "O investimento contribuirá com a extração, análise e processamento de minerais da região do Seridó potiguar e fortalecerá a competitividade produtiva do Rio Grande do Norte no cenário da mineração brasileira e mundial", explicou o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt. O CT Mineral é uma unidade de pesquisa do IFRN que tem entre seus objetivos o desenvolvimento de pesquisas científicas e inovação tecnológica, capacitação de mão de obra e prestação de serviços comerciais nas áreas geológica, mineral e metalúrgica, como diversos tipos de ensaios com rochas diferenciadas

Conif

Na terça (2/7) teve início a 97ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Questões envolvendo a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA), propostas de Lei de interesse da Rede Federal e o alinhamento estratégico das instituições serão os temas norteadores da reunião. Ainda haverá discussões dos representantes dos nove fóruns de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. O grupo analisará as atividades desenvolvidas no primeiro semestre e fará a projeção dos temas prioritários para a segunda metade do ano.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas