Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação disponibiliza editais do PIBIC e PIBITI

Inscrições nos 4 editais estão abertas a partir de hoje (18)

Publicada em 18/08/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN torna público no final da tarde de hoje (18), o editais Nº 07/2016 - PIBIC/CNPq, Nº 08/2016 - PIBIC-EM/CNPq, Nº 09/2016 - PIBIC-Af/CNPq e Nº 10/2016 - PIBIT/CNPq

A submissão dos projetos podem ser feitas a partir de hoje, dia 18 de agosto, e seguem até a próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, através do SUAP. O julgamento dos projetos serão realizados entre os dias 26 e 31 de agosto, já o resultado final será divulgado no dia 1º de setembro. Esse cronograma é válido para todos os editais.

O edital Nº 07/2016 irá reger o processo de escolha de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo do PIBIC é que haja a contribuição para a formação de recursos humanos para a pesquisa, o estimulo de pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas, profissionais e artístico-cultural. As 8 bolsas são voltadas para alunos da graduação.

O edital Nº 08/2016 irá guiar a seleção de projetos no âmbito do PIBIC para o Ensino Médio. Alguns de seus objetivos, além de incentivar a pesquisa, é fortalecer o processo de disseminação das informações  e conhecimentos científicos, tecnológicos básicos e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos alunos. Para concorrer o estudante de estar matriculado em um único curso técnico do IFRN, estão sendo ofertadas 58 bolsas.

Já o edital Nº 09/2016 também vinculado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dessa vez no âmbito de Ações Afirmativas, tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnico-científica dos estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior, assim como ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica; e fortalecer a política dessas ações no IFRN. Este edital também é voltado para alunos matriculados em cursos de graduação e está ofertando 2 bolsas.

A seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação será redigo pelo edital Nº 10/2016, que busca contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor produtivo, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. O edital é voltado para alunos da graduação, preferencialmente que tenham experiência em projetos voltados à geração de inovações em empresas ou organizações, especialmente em empresas incubadas. 10 bolsas estão sendo disponibilizadas.

Os projetos selecionados serão executados no período de 10 meses, a contar do dia 2 de setembro de 2016 até 31 julho de 2017. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação está ofertando um total de 82 bolsas. Informações das atividades desenvolvidas podem ser encontradas nos editais.

Editais publicados