Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN-Minho

Primeiro dia de conferências discute educação e tecnologia

Apresentações de hoje (29) abordarão o ensino de música e a escola na sociedade pós-moderna

Publicada em 29/11/2012 Atualizada há 1 ano

No primeiro dia da II Série de Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação, a educação e a formação de currículos foram discutidas sob a perspectiva do mundo globalizado e equipado tecnologicamente. O evento acontece no auditório do Câmpus Natal-Central e é promovido em parceria pelo IFRN em parceria com a Universidade do Minho de Portugal, por meio de programa de cooperação entre as instituições. 

A primeira conferência, com o título Plano Tecnológico da Educação e Educação Pública: Mitos (Ensarilhados), Limites e Falsas Promessas, foi apresentada pela professora  Lia Raquel Moreira Oliveira, da Universidade do Minho. Em sua apresentação, Lia citou alguns documentos que, no âmbito da Europa e de Portugal, tratam sobre a relação entre educação e tecnologia - como o Plano Tecnológico da Educação, lançado em 2007. 

Segundo ela, falta aos documentos uma preocupação com assuntos como conteúdos ensinados, papel do professor e sustentabilidade - uso de equipamentos eletrônicos que não prejudiquem o meio ambiente.  "Não discordo que a introdução da tecnologia é benéfica para a educação, mas acho que outras questões precisam ser discutidas", comentou Lia Raquel. 

Na segunda apresentação da noite, a professora Isabel Carvalho Viana, também do Minho, falou sobre Currículo, Educação e Desterritorialização do Conhecimento - Um Cluster de Inovação Criativa na Educação Urbana Inteligente. Ela falou sobre novos paradigmas da educação baseados nas dinâmicas políticas, culturais e sociais que vivenciamos hoje. Os currículos precisariam acompanhar as mudanças trazidas com a tecnologização e globalização do mundo. "Aprendemos de acordo com o contexto que habitamos", destacou Isabel.

Hoje, a partir das 19h15min, acontecem mais duas palestras, uma sobre o ensino de música e outra sobre o ensino na sociedade pós-moderna. As conferências são realizadas no auditório do Câmpus Natal-Central e transmitidas ao vivo através deste endereço(após clicar no endereço eletrônico, escolher a opção Iniciar aplicativo). Veja a programação de hoje à noite:

ia 29 de novembro
19:15 - 20:15hA Democratização do Ensino da Música em Portugal: Panorama e Desafios
 Profª. Maria Helena Gonçalves Leal Vieira (Instituto de Educação da Universidade do Minho)
20:15 - 21:15hEnsino Fundamental e a Escola no Contexto da Sociedade Pós-Moderna
 Prof. Carlos Manuel Ribeiro Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho)

 O Câmpus Natal-Central fica localizado à Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Natal-RN (em frente ao Shopping Midway Mall).

 


Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas