Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Editora IFRN

Poesia alemã e memórias da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras são algumas das temáticas

Livros serão lançados no próximo dia 8, no Átrios Recepções, em evento para convidados dos autores

Publicada em 01/06/2018 Atualizada há 1 ano

A Editora IFRN, que é parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), lança, em 8 de junho, 18 novas obras, em formato impresso e/ou digital (e-book). No evento que contará com a exposição das produções, o público terá a oportunidade de interagir com os autores e organizadores dos livros. Pró-reitor Pesquisa e Inovação, o professor Márcio Azevedo considera um marco para o estabelecimento de um fluxo editorial sólido. “O evento cumpre seu papel de disseminar o conhecimento gerado, de forma a extrapolar os muros da Instituição e levar ao grande público a socialização do nosso fazer”, conclui. 

Na segunda matéria da série, confira breves resumos de seis dos títulos que serão publicados de forma impressa e digital (e-book): 

Diversidade sexual e educação: uma relação de desafios e possibilidades (Aline Muras de Oliveira Pino): O livro traz reflexões críticas sobre as categorias diversidade sexual, educação e direitos, as quais nortearam a compreensão numa perspectiva de totalidade das determinações materiais e histórica. 

Artesanato potiguara: Catu dos Eleotérios e Sagi-Trabanda (Organização: Nilton Xavier Bezerra): A materialização desta obra representa a primeira publicação relacionada às ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN/Campus Canguaretama. 

Na trilha do poético: capítulo sobre a tragédia e poesia na Alemanha de Heidegger (Pablo Moreno Paiva Capistrano): A análise realizada procura dar conta das relações que Heidegger estabeleceu com diversos pensadores e poetas de tradição ocidental, especialmente da filosofia alemã. 

Natal de Ze Zus (Diógenes da Cunha Lima): De forma lúdica, o livro traz um pouco da história da cidade do Natal, com auxílio de ilustrações de autoria de Cláudio Sendino. 

Leitura e criação em jogo: conhecendo de pertinho o Beco do Uruá (Organização: Magda Renata Marques Diniz; Jorge Felliphe Rodrigues Barbosa): Coletânea de contos escritos por integrantes de um grupo de pesquisa em Jogos Digitais e Língua Portuguesa do IFRN - Campus Canguaretama. 

Memória Acadêmica (Leide Câmara): Repositório de riqueza da vida da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, sintetizando a vitalidade acadêmica nos mais de oitenta anos de existência da Instituição. 

Entre a poesia e a filosofia

Pablo Capistrano, autor de Na trilha do poético: capítulo sobre a tragédia e poesia na Alemanha de Heidegger,conta que o livro trata da obra do filosófo alemão, especialmente dos textos dos anos de 1930, período no qual ele trava contato com os hinos de Hölderlin, poeta alemão nascido no século XVIII e figura fundamental do romantismo alemão. 

Pablo, que é professor do do Campus Zona Norte, define os capítulos de sua obra como partes de um romance familiar: “[A estruturação dos capítulos] constrói um painel das relações e das redes de influência envolvendo alguns dos mais importantes nomes da filosofia alemã moderna como Heidegger, Hegel e Nietszche”. O autor destaca ainda que seu livro aborda a influência do poético na obra de Martin Heidegger a partir do seu contato com a obra de Hölderlin nos anos de 1930 e sua disputa com Hegel pelo domínio do cânone filosófico da modernidade.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas