Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CULTURA

Peça "Sonho de uma Night de Verão"encerra a Mostra de Teatro do Campus Natal-Central

O espetáculo acontece hoje, dia 8, no Bosque Professor Nivaldo Calixto

Publicada em 08/09/2015 Atualizada há 1 ano

Com feiticeiros, bruxas e vários seres místicos, a Companhia Teatral Sem Rumo vai transformar o Bosque Professor Nivaldo Calixto em palco para finalizar a edição 2015.1 da Mostra de Teatro do Campus Natal-Central. Os alunos de Edificações apresentam a peça “Sonho de uma Night de Verão”, nesta terça-feira, dia 8, às 18h. 

A montagem, uma adaptação livre da obra de William Shakespeare, se passa no Recife, especificamente nos morros do Calango Cego e do Cavalo Manco. “Trazer um espetáculo para fora do auditório foi, e ainda está sendo, desafiador, pois tivemos que montar toda a estrutura de palco, som e iluminação. Por outro lado, a montagem será mais dinâmica, porque vamos usar várias áreas do bosque”, explica o cenógrafo da companhia, José Alisson. 

Para o iluminador Pedro Henrique, as aulas e palestras dadas pela disciplina de Arte III, ajudaram no desafio. “Tivemos aulas sobre iluminação e cenário, e alguns profissionais vieram nos orientar”,  contou o estudante, ressaltando o interesse que a disciplina despertou pelo teatro.   “Vou começar a assistir a mais peças teatrais com um outro olhar para o cenário e iluminação apresentados. É muito interessante ver como a  luz é importante para transmitir sensações e emoções no palco”, completou.

Já a professora Marinalva Moura fez um balanço desta edição. “A cada semestre estamos conquistando mais o envolvimento dos alunos. A disciplina de Arte tem ajudado aos estudantes na desenvoltura e nos relacionamentos dentro e fora da escola, principalmente na exposição em público, a começar na apresentação de um seminário”, disse.

A orientadora falou também sobre os ensinamentos que a disciplina traz para os alunos. “A peça envolve toda estrutura escolar: os espaços do campus, a rádio, auditório, bosque, além do uso adequado das mídias sociais, a fim de divulgar o trabalho desenvolvido. Isso é transformador. Os alunos também se preocupam em trazer para o público, textos que abordem questões sociais, como uma forma de promover uma reflexão sobre a nossa sociedade”, explicou. 

Marinalva ainda enfatizou envolvimento da sociedade externa. “A Mostra de Teatro do CNAT está tomando uma  proporção maior a cada ano. Não são apenas os pais e familiares que estão vindo ao campus ver nossas peças. As pessoas, admiradoras da cultura e da arte, também estão procurando ingressos para os espetáculos.  Ao final, os elogios e o reconhecimento trazem a sensação de tarefa cumprida, pois o nosso maior objetivo é formar cidadãos com formação cultural”, finaliza. 

Exemplo disso é a declaração de Leonardo Rodrigues, enviada pelo facebook, em que ele destaca a importância da cultura para os estudantes. “Quero ressaltar que em tempo de meritocracia e segregação, fico muito feliz com uma disciplina inclusiva, humanista e visionária, que permite que os alunos saiam do “normal” da sala de aula e partam para um outro universo, o do teatro. O IFRN é o diferencial em educação e ficamos muito felizes com a nossa filha nessa escola, e mais feliz ainda por perceber que é possível ter um outro olhar da vida e a cultura nos permite isso”.

Para saber mais sobre o espetáculo “Sonho de uma Night de Verão”, acesse a fan page da companhia

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas