CBEU

Nós Propomos: ações que transformam realidades

Projeto desenvolvido no Campus São Paulo do Potengi atua na identificação e solução de problemas territoriais

Publicada em 03/07/2018 Atualizada há 1 ano

Professora Edseisy (ao centro) apresentando projeto a visitantes do CBEU

A educação, atualmente, é considerada como um dos principais meios para promover a transformação de realidades, em busca da renovação e do progresso. E não apenas isso, também pode fomentar uma efetiva cidadania territorial local, numa perspectiva de governança, sustentabilidade e responsabilidade social.

Diante desse contexto, numa parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL), o Campus São Paulo do Potengi está desenvolvendo com alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Edificações o projeto “Nós Propomos Novos Usos do Território Potiguar”, que foi um dos destaques no estande do IFRN montado para a 8º edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).

“Por meio desse projeto, durante o ano letivo, os alunos trabalham na identificação de problemas territoriais locais. A partir de então, investigamos esses problemas e desenvolvemos propostas de intervenção no sentido de encontrar soluções. A ideia é que essas propostas sejam socializadas com a comunidade escolar, externa e representantes do poder público administrativo local”, explicou a professora Edseisy Tavares, coordenadora do Projeto.

A expectativa é que os resultados beneficiem não apenas os nossos alunos, mas também a comunidade local. “Com a realização de projetos de investigação e estudos do meio, serão integradas atividades de ensino, pesquisa e extensão para que o ensino de geografia de forma interdisciplinar com as disciplinas técnicas dos cursos de Meio Ambiente e Edificações colabore com a cidadania”, acrescentou.

Resultados

Em pouco tempo os resultados já começaram a aparecer. No início do primeiro semestre letivo o Campus São Paulo do Potengi passou a oferecer aulas no período noturno, porém, o trecho entre a escola e o centro da cidade carecia de iluminação pública, o que gerava preocupação por parte da gestão e dos próprios alunos, principalmente no que diz respeito à questão da segurança.

Uma vez identificado, um grupo de estudantes apresentou o problema para a Secretaria de Obras do município que, sensibilizada à questão, prontamente se dispôs a buscar soluções. Antes mesmo do início das aulas a obra já tinha sido executada, ou seja, atualmente, o trajeto do Campus ao centro já está adequadamente iluminado.

No entanto, além dessa ação bem-sucedida, existem diversas outras sendo planejadas, que incluem, por exemplo, a reconstrução de bibliotecas municipais, desenvolvimento de projetos na área de saneamento, aterro sanitário e até mesmo a recuperação de uma lagoa. “O projeto já passou dos limites de São Paulo do Potengi. No último evento que organizamos, reunimos gestores de outros sete municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores”, explica a professora.

Congresso

A rede “Nós Propomos” começou em Portugal e hoje também está presente na Espanha, Moçambique, Colômbia, Peru, além do Brasil, onde conta com a parceria de diversas universidades e outras instituições de ensino. Neste ano, entre os dias 7 e 12 de setembro, em Lisboa, o IGOT/UL vai promover o I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania

O evento será organizado em várias sessões que se orientam pelos seis eixos temáticos do evento. Entre as principais sessões, contam-se: sessões plenárias; apresentações sobre os temas dos seis eixos temáticos de discussão pelos participantes dos diferentes países da rede Nós Propomos; debates sobre os temas dos seis eixos temáticos de discussão pelos participantes dos diferentes países da rede; exposição de inauguração e trabalhos de campo (visitas de estudo facultativas a diferentes cidades de Portugal).

Dentre as ações de promoção do evento, foram realizados quatro concursos: logotipo, fotografia, vídeo e texto, com regulamentos específicos. No caso dos três últimos, devendo obrigatoriamente ter relação com os princípios do “Nós Propomos” e permitindo identificar a realização de trabalho de campo. Alunos do segundo ano matutino, do Curso de Meio Ambient do Campus São Paulo do Potengi receberam as seguintes premiações:

Concurso de Fotografia

1º lugar – Disposição final do lixo em São Paulo do Potengi
Aluna: Letícia Fernanda de Farias

2º lugar - Revitalizar é preciso
Aluno: Ianderson Vinicios de Souza Gomes

Concurso de Vídeo

2º lugar: Revitalização e despoluição da lagoa em Lagoa de Velhos/RN

Alunos:
Allan Silvestre de Araújo
David Gabriel da Silva
Eliedson Faustino Dias