Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

capacitação

Mulheres Mil realiza chamada pública em novembro

O objetivo é que outros câmpus possam aderir ao programa

Publicada em 05/10/2012 Atualizada há 1 ano

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) vai realizar em novembro de 2012 chamada pública, para adesão de mais três câmpus ao Programa Mulheres Mil, referente ao exercício de 2013. Os gestores locais serão capacitados, em Brasília, no primeiro trimestre do próximo ano.

Em 2012 foram criadas novas turmas ofertando 600 vagas nos Câmpus de Caicó, Cidade Alta, Macau, Natal Central, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante para os cursos de Modelagem Corte e Costura, Camareira, Beneficiamento de Pescado, Gastronomia de Pescado, Cuidadora de Idosos, Revestimento em Construção Civil, Fitoterapia, Artesanato de Resíduos Sólidos, Processamento de Alimentos, Beneficiamento de Produtos Apícolas, Zeladoria, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Administração, e Operador de Computador.

Atualmente o programa vem sendo executado nos Câmpus Apodi, Currais Novos, João Câmara e Santa Cruz atendendo  414 mulheres. O cursos oferecidos são de Artesanato em material reciclável, Auxiliar de cozinha, Processamento de frutos, Corte e Costura, Processamento de Doces e Manipulador de alimentos. Os quatro câmpus já encaminharam plano de trabalho a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para criação de novas turmas, ainda em 2012.

Avaliação do programa

Durante reunião dos Gestores Institucionais do Programa Mulheres Mil e a Coordenação Nacional, em Brasília, no mês de setembro  - da qual participou Sandra Maria da Nóbrega, responsável pelo Programa no IFRN -, foi realizada uma avaliação dos resultados, dificuldades e busca de soluções, conjuntas, para o bom andamento do programa no âmbito dos Institutos Federais. Como resultado dos trabalhos, foi feita uma minuta de Resolução, para estabelecer critérios e procedimentos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, do Programa Mulheres Mil, e será apreciada pelos Reitores no  O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Fez parte, também, da programação a discussão das atribuições do Gestor Institucional, Gestor Local (Câmpus), metodologia de adesão dos novos Câmpus em 2013, cujo recurso já se encontra previsto na Lei orçamentária Anual (LOA), e por fim, apresentação do sistema de gestão informatizado que será disponibilizado em breve para os Gestores Institucionais e Gestores Locais.

O programa Mulheres Mil-Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável foi instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e está inserido no Plano Brasil sem Miséria, integrando um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas