Campus São Gonçalo do Amarante

Laboratório de Redes do IFRN conquista 2º lugar no prêmio ARede Educa

Foram mais de 500 projetos inscritos para concorrer ao prêmio.

Publicada em 29/11/2016 Atualizada há 1 ano

Laboratório Didático de Redes de Computadores (Ladir) do Campus São Gonçalo do Amarante

O Prêmio ARede Educa 2016 divulgou, no último dia 24, os vencedores da 9a edição do evento. O Laboratório Didático de Redes de Computadores (Ladir) do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante obteve a 2a colocação da categoria “Infraestrutura”. Neste ano, o prêmio teve mais de 500 inscrições, entre experiências e iniciativas públicas e privadas, do ensino básico (fundamental, técnico e médio) ao ensino superior (tecnológico e graduação).

Na final, o Ladir concorreu com outras duas iniciativas: o Programa Escola Interativa (1o lugar), da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos/SP, e o projeto Salas Multimídia (3o lugar), da Prefeitura de Guarujá/SP.

“Esse resultado é bastante gratificante, pois representa o reconhecimento de todo o esforço e trabalho empregados neste laboratório, desde o planejamento, passando pela execução do projeto e chegando ao seu pleno funcionamento”, ressalta o coordenador do projeto, professor de Redes de Computadores André de Oliveira.

A estrutura é referência no Nordeste e está entre os cinco melhores do país, abrigando 22 computadores, sistema de áudio e vídeo, quatro locais de projeção, projetores interativos e uma TV Led 56’’, podendo atender até 32 estudantes.

Quatro ilhas, cada uma com cinco computadores de última geração, estão disponíveis para os estudantes e simulam o distanciamento geográfico do mundo real. A quinta ilha é destinada ao professor.

A infraestrutura permite que os alunos estudem todas as camadas do modelo OSI de forma plena, em especial a camada física, de aplicação e a de rede. A estrutura possui ainda piso com placas de vidro e luzes de led para que o aluno possa visualizar todo o caminhamento da rede, bem como os tipos de cabos lógicos que o laboratório possui.

O Prêmio ARede Educa é voltado para estudantes, educadores, pesquisadores, empresários e gestores de instituições de ensino. A modalidade serviço público, além da categoria infraestrutura, é composta ainda por mídias sociais, aplicativos, games, programação, formação de professores, plataformas educacionais e EAD.

Clique aqui e confira a página do Laboratório Didático de Redes de Computadores do IFRN-SGA