Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

JIF's

IFRN tem campeões em todas as modalidades individuais

Atletas somaram 76 medalhas; Instituto segue forte às semifinais coletivas

Publicada em 22/07/2017 Atualizada há 1 ano

Equipe de xadrez, campeã no feminino e vice no masculino

Não bastassem a estrutura, a acolhida e o alto nível das competições, a edição 2017 dos Jogos dos Institutos Federais (Jif’s), realizados até domingo, 23, em Fortaleza, no Ceará, será marcada pelo entrosamento das delegações, por recordes e pela intensa jornada de atividades nas quadras, pistas, arenas, piscina e campo. Com dezenas de disputas diárias, os Jif’s deram ao Centro de Formação Olímpica do Nordeste, (CFO), onde acontece, uso e prática em muitos de seus espaços.

Nos Jif’s, são 10 Institutos Federais batalhando por medalhas e troféus e são, também, 1.150 atletas tendo uma nova visão do ensino, da dinâmica esportiva e da confraternização entre seus iguais. São, ainda, 11 modalidades, entre individuais e coletivas, em dupla e em equipe. São, por fim, 26 servidores na equipe do IFRN; entre professores, técnicos e estagiários, todos estão envolvidos numa ação da Diretoria de Atividades Estudantis (Digae).

Trajetória 

Para chegar à Fortaleza, alguns vêm treinando por anos, todos participaram de diversas seletivas e de duas etapas do Intercampi. Em Natal, Mossoró e Canguaretama e, depois em Currais Novos, uma longa jornada de chutes, passes, saltos, mergulhos, golpes, arremessos e saques aconteceram. Tanta disposição e esforço dão mostra da dedicação e explicam o êxito dos quase duzentos estudantes/atletas vindo de campi da capital e de várias cidades do interior do estado.

Para Ana Araújo, professora do Campus São Gonçalo do Amarante e técnica do Atletismo, junto ao professor Medeiros Filho, do Campus Currais Novos, o desafio é duplo, pois: “além de exigir uma grande logística trazer alunos de diferentes campi, é uma enorme batalha fazer funcionar uma equipe que não consegue treinar junta, pela realidade de cada um deles, de seus locais de estudo e morada. A equipe que veio ao Ceará, embora tenha mostrado do que é capaz, está sendo trabalhada há pouco tempo e tem muito a se desenvolver. Nossa intenção é progredir com eles e fazer ainda melhor.”

Exemplos disso são os números das provas individuais, onde o Judô, o Atletismo, o Xadrez, a Natação e o Tênis de mesa fizeram história, mais uma vez, na competição. Encerradas nesta sexta, tais modalidades somaram 76 medalhas, entre bronze, prata e ouro. Nas disputas por equipe, que seguem até o domingo, 23, o IFRN tem chances reais de pódio no Vôlei – de quadra e de areia –, Basquete, Handebol e Futebol.

Resultados

Na sexta, 21, foram definidas as semifinais e finalizou-se a competição para as provas individuais. Atletismo, Xadrez e Natação deixaram os Jif’s com saldo recorde de medalhas; o Judô e o Tênis de mesa, que também subiram ao pódio várias vezes, também já voltaram para casa.

A seguir, a tabela com o número de medalhas. AQUI e AQUI o quadro geral, com nomes, das medalhas conquistadas pelo IFRN e a súmula do terceiro dia de competições, respectivamente.

Modalidade

Ouro

Prata

Bronze

Geral por IF’s

Total

Fem

Mas

Fem

Mas

Fem

Mas

Fem

Mas

Atletismo

1

2

2

4

2

5

16

Judô

6

8

3

2

-

-

19

Natação

6

6

8

3

4

4

31

Tênis de mesa

2

-

1

-

-

2

5

Xadrez

1*

-

1

1

1

1

5

Total Final

76

     *por equipe

Semifinais

Algumas equipes de esporte coletivos seguem na disputa. Outras se despediram dos Jif’s 2017 nesta sexta:

·  Basquete feminino – venceu o IFPI (34x9) e segue, neste sábado, contra o IFCE, às 15h;

·  Basquete masculino – após duas derrotas e uma vitória, a equipe ficou na etapa classificatória;

·  Futebol – enfrenta o IFCE, às 16h.  Venceu, na sexta-feira, o IFPB, por 4x0;

· Futsal feminino – com uma derrota, um empate e uma vitória, não segue às semifinais;

· Futsal masculino – com um empate e uma derrota, também ficou na etapa classificatória;

· Handebol feminino – após vitória, por 18x14 contra o IFCE, disputa a semifinal com o IFPE;

· Handebol masculino – ganhou por 17x12 sua última partida. Disputa semifinal com o IFCE, às 15h do sábado;

· Vôlei feminino – após consolidar sua vaga na semifinal, o IFRN disputa, às 17h, contra os donos da casa, um lugar na final.

· Vôlei masculino – com o placar de 2x1, de virada contra o IFAL, a seleção passou à semifinal. Disputa, às 15h, com o IFMA;

· Vôlei de areia feminino – sem derrotas ou empates, as atletas da modalidade são líderes absolutas na competição e vão enfrentar o IFCE nas semi, às 18h.

· Vôlei de areia masculino – com campanha similar à feminina, o Vôlei de areia masculino do IFRN não perdeu um set sequer. Seguem às semi disputando com o IFAL, após vitória, na etapa de classificação, ao enfrentar o IFCE.

Acompanhe resultados e imagens dos jogos por nossas redes sociais.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas