JIFs Nordeste

Jogos chegam ao fim com sentimento de dever cumprido

Partidas finais aconteceram entre 03 e 08 de setembro, no Campus Natal-Central.

Publicada em 10/09/2018 Atualizada há 1 ano

Equipe de Basquete Feminino do IFRN: Medalha de Ouro

A perseverança, o comprometimento e o trabalho em equipe nortearam as finais dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), etapa Nordeste, realizada em Natal, entre os dias 03 e 08 de setembro. No Campus Natal-Central, palco das competições, era possível observar o esforço e o espírito esportivo das dez delegações, que, em cada arremesso e passe de bola, aspiravam à vitória.

O evento, coordenado pela Comissão de Organização dos Jogos dos Institutos Federais de Educação (COJIF´s), também foi marcado por recordes e decisões acirradas, provocando o delírio no público presente. O IFRN comemora a boa atuação dos atletas potiguares. Ao todo, o Instituto anfitrião alcançou vitórias em seis modalidades:  vôlei de praia (feminino e masculino), no voleibol (masculino e feminino), na natação, no basquetebol (feminino), no judô (masculino e feminino) e no xadrez.

A equipe organizadora do evento – da qual fazem parte representantes de todos os Institutos Federais da região Nordeste – avaliou os resultados como positivos e espera que as equipes vencedoras possam representar, com maestria, o espírito olímpico na etapa nacional dos jogos, que será realizada em Fortaleza - CE, em outubro.

Atletismo

Apesar de não alcançar os primeiros lugares do pódio (2° lugar no masculino; 3° lugar no feminino), o IFRN alcançou números expressivos na modalidade do atletismo, como foi o caso do recorde alcançado pelo aluno Luiz Henrique F. dos Santos, que marcou 16´48´´1 na prova dos 5.000m. No placar geral, o IFPB, na modalidade masculina, e o IFMA, na modalidade feminina, alcançaram os primeiros lugares.

Basquetebol

No basquetebol feminino, o IFRN subiu ao pódio com medalha de ouro, vencendo as equipes do IFCE (2° lugar) e do IFPB (3° lugar). No masculino, o IFRN ficou em 3° lugar, perdendo para o IFPE (1° lugar) e o IFPB (2° lugar).

Vôlei de praia

Em um dia de glória, os atletas do vôlei de praia (feminino e masculino) trouxeram o troféu de campeão para o IFRN, ultrapassando, na modalidade feminina, o IFCE (2° lugar) e o IFPB (3° lugar); na masculina, o IFBA (2° lugar) e o Ifal (3° lugar).

Voleibol

Os bons ventos também sopraram para as equipes do voleibol (feminino e masculino) do IFRN. Em uma partida emocionante, nossas alunas conquistaram o ouro, deixando para trás o IFCE (2° lugar). Acirrada, a partida masculina contou com uma torcida calorosa e confiante. Ao som de “IFRN do meu coração”, o público foi ao delírio com os três sets disputados contra o IFPI, que ficou com o 2° lugar.

Futebol

No futebol, o IFCE driblou as equipes adversárias, alcançando o primeiro lugar na competição. Em seguida, o IFPI e o Ifal ficaram, respectivamente, com o 2° e 3° lugar.

Futsal

Quando o assunto foi o futsal feminino, o IFCE mostrou que a união faz a força. A equipe cearense chutou em direção à vitória e conquistou o primeiro lugar, seguido do IFRN (2° lugar) e do IFBA (3° lugar). Por outro lado, na modalidade masculina, o IFPI levou as medalhas de ouro, seguido do IFBA (2° lugar) e IFCE (3° lugar).

Handebol

No arremesso rumo ao ouro, o IFCE e o IFMA, respectivamente, nas modalidades feminina e masculina, alcançaram o topo do pódio. Nessa modalidade, o IFRN ficou com o segundo lugar no masculino. O IFPB e o IFPI também se destacaram, conseguindo bons resultados na competição.

Judô

Na classificação final por equipe do judô masculino, o IFRN alcançou 175 pontos, o que garantiu o 1° lugar, em seguida do IFBA (89 pontos – 2° lugar), IFPB (60 pontos – 3° lugar), IFCE (45 pontos – 4° lugar), IFPE (40 pontos – 5° lugar), IF Sertão-PE (29 pontos – 6° lugar) e o Ifal (23 pontos – 7° lugar).  No tocante ao judô masculino, o IFRN também conseguiu o 1° lugar, totalizando 179 pontos, seguido do IFCE (90 pontos – 2° lugar), IFPB (68 pontos – 3° lugar) e o IF Sertão-PE (26 pontos – 4° lugar).

Natação

As águas das piscinas olímpicas do IFRN foram cenário da vitória, de um lado, do IFRN (100m Costas, 50m borboleta, 100m Livre e Revezamento 4 x 50m Medley feminino e 50m Borboleta masculino) e, de outro, do IFCE (100m Costas, 100m livre e 4 x 50m Medley masculino).

Tênis de mesa

O tênis de mesa reuniu um conjunto de técnicas e habilidades nas performances dos competidores, em diferentes sets, ocorridos no Ginásio do Campus Natal-Central. No final do torneio, a equipe do IFPE levou o ouro sobre o IFRN, que ficou com a medalha de prata, na modalidade individual masculina. Já o IFPB venceu por 3 sets a 2 o IFRN, na modalidade individual feminina.

Xadrez

Reunindo lógica, estratégia e muita compreensão, os competidores de xadrez disputaram boas partidas. Na classificação geral – Grand Prix, o IFPE alcançou 48 pontos e, consequentemente, alcançou o 1° lugar. Em seguida, o IFRN ficou com o 2° lugar (45 pontos) e o IFPB com o 3° lugar (37 pontos).

JIFs - Etapa Nacional 2018

Os Jogos dos Institutos Federais – etapa nacional acontecerão entre 16 e 21 de outubro, em Fortaleza. As equipes classificadas, em cada modalidade, disputarão os torneios com as delegações representantes das demais regiões do país. O evento é uma realização do IFCE (Instituto Federal do Ceará), do COJIF´s em parceria com o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

extensao
servidores