Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS NATAL-ZONA NORTE

Inscrições abertas para oficinas e minicursos da Semana de Ciência e Tecnologia

Interessados poderão se inscrever de 20 a 24 de novembro no hotsite do evento

Publicada em 17/11/2017 Atualizada há 1 ano

Feira deste ano reúne quatro eventos: a IV MOCITECZN, o III Sipex, a IV Selinfo e a II Semark

A comissão organizadora da VII Semana de Ciência e Tecnologia (SCTZN) anunciou, nesta terça-feira (13), a abertura das inscrições para oficinas e minicursos do evento, que serão realizados entre os dias 20 e 24 de novembro. Os interessados poderão se inscrever até 12 horas antes do início do minicurso ou da oficina ou até se esgotarem as vagas.

Neste ano, a SCTZN, cujo tema é "A Matemática está em tudo!", reúne quatro eventos de cunho científico e tecnológico: a IV Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o III Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a II Semana de Marketing (Semark) e a IV Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo).

A programação completa inclui exposição de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, palestras, além de concursos de fotografia, intervenções artísticas e uma noite de confraternização.

 

Inscreva-se nos minicursos e nas oficinas:

Dia 20/11 (segunda-feira)

Oficina: Poesia em suporte alternativo: produto de livro cartonero (4h)

  • Ministrante: Maria Aparecida de Almeida Rego
  • Horário: 14h às 18h

Sinopse: Vamos editar um livro? Este minicurso vai ensinar como usar materiais alternativos para que você possa confeccionar o seu próprio livro. Através do uso de materiais como o papelão reaproveitado, o curso tem o objetivo de introduzir os alunos na metodologia criada por Eloísa Cartonera, em Buenos Aires, Argentina, como uma forma de driblar os custos de produção de livros e estimular jovens escritores a publicarem seus próprios textos. Você vai poder aprender as técnicas de edição alternativa e saber mais sobre a poesia de Ana Cristina César, Paulo Leminski, Chacal e Cacaso. 

 

Dia 22/11 (quarta-feira)

Minicurso: Desenvolvimento Android com AppInventor (8h)

  • Ministrantes: Luís Vitor Damasceno Santos, Wesley Leocádio Barbosa da Silva e Pedro Baesse Alves Pereira
  • Horários: 8h às 12h e 14h às 18h

Sinopse: As plataformas móveis, como smartphones e tablets, estão hoje em todos os lugares. Nossa vida é cercada por aplicativos que nos ajudam a realizar as mais variadas tarefas. Mas quem disse que produzir um aplicativo para plataformas móveis é complicado? Participando deste minicurso, você vai quebrar esse paradigma e ver que criar aplicativos não é uma tarefa tão difícil assim. O curso é indicado para pessoas que não possuem contato algum com a área de tecnologia de informação e é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o mundo novo das redes digitais.

 

Dia 23/11 (quinta-feira)

Oficina: Oficina de Apreciação e Criação de Cinema (OAC) (8h)

  • Ministrante: Sihan Felix (Coletivo Dacine)
  • Horários: 8h às 12h e 14h às 18h

Sinopse: Já pensou em fazer um curta-metragem? Acha complicado? Caro? Difícil? Pois então se prepare: a Semana de Ciência e Tecnologia vai disponibilizar para você, em parceria com o Coletivo Dacine, uma oficina de apreciação e criação de cinema. Com muita criação e interação, você vai ter contato com a história da sétima arte e as técnicas de roteiro, trilha sonora, bem como os ângulos das imagens que vemos na tela do cinema. Além do mais, vai ter a chance de colocar a mão na massa e produzir o seu próprio curta. 

Para mais informações, clique aqui.

 

Minicurso: Enxergando algoritmos através de operações discretas (4h)

  • Ministrantes: Yuri Henrique Sales da Costa e Marcell Guilherme Costa da Silva
  • Horários: 8h às 12h

Sinopse: A Matemática está em tudo, inclusive, na programação! Partindo dessa ideia, este minicurso vai levar você a perceber melhor a conexão envolvendo a Matemática e a Computação, a partir de operações simples usando princípios de contagem, geometria e progressão aritmética. Tudo isso a partir de uma aplicação real e prática do mundo da Matemática no cotidiano. É uma ótima oportunidade para se encantar com a disciplina e a arte da programação de computadores. 

 

Dia 24/11 (sexta-feira)

Minicurso: Introdução à criação de documentos e apresentações de slides com LaTeX (8h)

  • Ministrantes: Vitor Rodrigues Greati e Paulo Douglas Santos de Lima
  • Horários: 8h às 12h e 14h às 18h

Sinopse: Você já ouviu falar do LaTeX? Ele é um sistema de processamento de textos capaz de produzir documentos com alta qualidade tipográfica e é uma alternativa muito usada nas mais diversas áreas cientificas e acadêmicas à editores de texto mais convencionais, como o Word e Writer, ou programas de apresentação como o Power Point. Com uma abordagem prática, você pode aprender a usar essa ferramenta e perceber os benefícios e as facilidades na elaboração de documentos.

 

Minicurso: Introdução a OpenCV (8h)

  • Ministrantes: Vinícius Campos Tinoco Ribeiro e Vitor Rodrigues Greati
  • Horários: 8h às 12h e 14h às 18h

Sinopse: A visão computacional é uma das áreas que mais cresce na computação e é uma das principais ferramentas de desenvolvimento de tecnologia. Usando a ferramenta Open Source Computer Vision Library, você vai ver uma introdução sobre a visão computacional e ainda aprender técnicas de processamento de imagens, vídeos e algoritmos de processamento de imagens, como filtros de imagens e reconhecimento de objetos.

 

Minicurso: Acesso a produção científica: conhecendo o Portal de Periódicos da Capes (2h)

  • Ministrantes: Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti, Jose Luan Silva dos Reis e Juliete Kelly Silva de Almeida
  • Horários: 13h às 15h

Sinopse: Conhece o portal de Periódico da Capes? Ele dá acesso a mais de 21 mil revistas nacionais e internacionais, além de diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos das mais diversas áreas do conhecimento. Neste minicurso especial, vamos ensiná-lo a navegar por esse portal gratuito e acessar informações de alta qualidade. Você vai poder aprender noções básicas de pesquisa, acesso e recuperação de informações de forma simples, interativa e prática.

 

Minicurso: Introdução ao Pensamento de Friedrich Nietzsche (4h)

  • Ministrante: Pablo Moreno Paiva Capistrano
  • Horários: 13h às 17h

Sinopse: Com certeza você já ouviu falar de Friedrich Nietzsche, um dos mais importantes e polêmicos filósofos da contemporaneidade que marcou profundamente o século XX. Traços de suas ideias podem ser vistas desde os movimentos de contestação contracultural dos anos 60 até movimentos de extrema direita como o nazismo. Neste minicurso, o professor Pablo Capistrano vai apresentar, em linhas gerais, a vida e pensamento do pensador, focando duas ideias fundamentais: a vontade de poder e o eterno retorno. 

Para mais informações sobre minicursos e oficinas, acesse o hotsite do evento.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas