Exame de Proficiência

Inscrições abertas para exame de proficiência em espanhol

As provas equivalem ao Diploma de Español Lengua Extranjera (DELE)

Publicada em 30/03/2015 Atualizada há 1 ano

A Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN está aplicando as provas que dão direito ao DELEDiploma de Español Lengua Extranjera. As inscrições para o teste, que será realizado em maio, vão até 7 de abril de 2015.

O Diploma tem reconhecimento internacional. Ele é utilizado por aqueles que desejam testar o nível de conhecimento na Língua Espanhola, concorrer a bolsas de estudo ou trabalhar em países que têm o Espanhol como língua principal. O exame é promovido pelo Instituto Cervantes, que, junto à Universidade de Salamanca, é responsável pela elaboração e organização das provas e certificados dos Diplomas de Espanhol.

O DELE é constituído por provas que avaliam as quatro áreas da fluência de uma língua: compreensão auditiva, compreensão de leitura, prática de escrita e habilidade de comunicação oral. Atualmente, são 6 níveis de competência linguística, segundo a tabela abaixo. Para a avaliação de cada um deles é cobrado um valor diferente para a realização do teste, segundo a tabela abaixo:

NívelValor
A1 (DELE A1)R$ 200,00
A2 (DELE A2) R$ 220,00
 B1 (DELE B1, Inicial ou Escolar) R$ 245,00
 B2 (DELE B2, Intermediário) R$ 325,00
C1 (DELE C1)R$ 385,00
 C2 (DELE C2, Superior)R$ 425,00

Das Inscrições

1. Os interessados devem primeiramente fazer um depósito bancário, no valor do nível desejado, na conta seguinte:

Depósito em favor da FUNCERN
Caixa Econômica Federal
Conta Corrente C/C: 329-2
Agência: 1406
OP.: 003
CNPJ: 028522770001-78
A forma de pagamento pode ser depósito ou transferência para a conta acima.

2. Após ter feito o depósito ou a transferência, o candidato deve enviar o comprovante digitalizado, ou mesmo as informações do arquivo em PDF (se for transferência em DOC/TEF), para o e-mail dele.natalrn@gmail.com. Na mensagem, devem ser fornecidas as informações abaixo (de forma completa e correta):

- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Local de nascimento (cidade, Estado, país);
- Endereço completo (rua, bairro, CEP, complemento);
- Telefone de contato (celular e fixo);
- E-mail (de preferencia, o mais acessado);
- Nível escolhido (Um dos 6 níveis especificados acima).

3.  Após enviar os dados pessoais e o comprovante de depósito anexo ao e-mail, o próximo passo é aguardar a confirmação de inscrição, assim como as informações que vão ser repassadas até o dia do exame.

Em casos de dúvidas, o próprio Instituto Cervantes tem um site dedicado ao DELE, em que é possível ter acesso a vários materiais, como por exemplo, modelos de exames, além de informações gerais. Para acessar click aqui.

Os interessados em realizar o exame podem entrar em contato com Hayssa, pessoa de apoio do exame, por meio do próprio e-mail dele.natalrn@gmail.com