Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN sedia abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente
sema 2019

IFRN sedia abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

03/06/2019 - Evento acontece no auditório Pedro Silveira, do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, às 9h

IFRN sedia abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

Genebaldo Freire Dias é Mestre e Doutor (PHD) em Ecologia e autor de 19 livros sobre a temática ambiental

Nesta quarta-feira (5), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), inicia a Semana Estadual do Meio Ambiente, promovida entre os dias 5 e 9 de junho. O evento, que conta com a participação de outras instituições governamentais e não-governamentais, realiza a abertura oficial no auditório Pedro Silveira, do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, às 9h, com transmissão ao vivo através do canal do IFRN Campus Natal-Zona Leste. Ainda nesta quarta-feira, acontece a cerimônia oficial de abertura no Parque das Dunas de Natal, às 14h, com a presença do vice-governador do Estado e demais autoridades.

Na ocasião, Genebaldo Freire Dias, Mestre e Doutor (PHD) em Ecologia, realiza uma palestra voltada para a temática “Paralaxe: Reconfigurações da Percepção", que abordará os principais desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa, além de estimular uma análise a respeito da condição humana. Autor de 19 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo destaca questões a serem tratadas na oportunidade. “A palestra apresentará um novo ponto de vista sobre como as pessoas compreendem suas posições e postura no mundo, além de estimular a ampliação da percepção, sugerindo novas práticas, decisões, atitudes e hábitos que resgatem e criem novos valores que reconheçam a essência da vida mais harmoniosa e feliz”. Segundo o professor, a formação viabiliza discutir questões ambientais de forma crítica, autocrítica, reflexiva e analítica, com realismo, humor e esperança, humanismo e espiritualismo.

A palestra é gratuita e aberta ao público, sendo voltada a professores, estudantes e profissionais da área ambiental. O evento também será transmitido ao vivo pelo perfil do Campus Natal-Zona Leste do IFRN, no Youtube e pela página Facebook do Idema RN. Além da programação planejada no período de 5 a 9, as atividades seguirão durante todo o mês de junho.

Para conferir os locais, horários e atividades, acesse a programação na íntegra AQUI.

Biografia

Natural de Sergipe, Genebaldo Freire tem 44 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. É o autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental. Mais de 21 mil pessoas assistiram às suas palestras, conferências e oficinas (oficinestras) em todo o Brasil e no exterior. Com abordagens atuais, inovadoras e instigantes vem promovendo a sensibilização de pessoas em eventos em universidades, empresas e comunidades, a respeito dos cenários e desafios socioambientais postos à sociedade humana.

Professor e pesquisador por 27 anos da Universidade Católica de Brasília, onde foi Diretor do Programa de Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental, Genebaldo também é Secretário de Ecossistemas da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), diretor do Parque Nacional de Brasília e do Departamento de Educação Ambiental do Ibama onde foi Analista Ambiental (1988-2014).

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de junho é uma data recomendada pelas Nações Unidas e tem como objetivo conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.

 Acompanhe a transmissão ao vivo da abertura

Ações do documento

Página em carregamento