Cooperação Internacional

IFRN realiza conferências e jornada de doutoramento sobre educação

Eventos são resultado da cooperação entre o Instituto e a Universidade do Minho, de Portugal

Publicada em 11/09/2012 Atualizada há 1 ano

I Conferência Internacional sobre educação, com o professor doutor Eugênio Silva

Com o objetivo de difundir e fortalecer a cooperação internacional estabelecida entre o IFRN e a Universidade do Minho, de Portugal, teve início ontem (10) a I Jornada Doutoral em Ciências da Educação e a Série de Conferências Internacionais de Estudo em Ciência da Educação. A Jornada está acontecendo na Sala de Reuniões da Reitoria, das 9h às 12h, e segue até o dia 14 de setembro. As conferências acontecem no auditório do Câmpus Natal-Central, às 19h, até a quinta-feira (13).

A cooperação com a Universidade do Minho tem a finalidade de compartilhar atividades científicas e acadêmicas entre as instituições envolvidas. Uma das ações foi o acordo realizado para qualificar servidores do IFRN em doutorado e pós-doutorado através da Universidade do Minho.

Mais de 30 servidores estão em processo de doutoramento ou pós-doutoramento na área de educação. Na I Jornada Doutoral em Ciências da Educação, em que pesquisadores do Minho esclarecem aos alunos os pontos mais importantes sobre as linhas de pesquisa adotadas, participam 12 doutorandos e três pós-doutorandos.

"Assistir à Jornada é importante para dar uma base ao andamento do nosso projeto", comentou Rosalva Alves Nunes, professora de Educação Física do Câmpus Pau dos Ferros. O projeto dela é focado em Lazer Qualidade de Vida. Para Márcio Azevedo, professor de Políticas e Educação Profissional e Formação Docente do IFRN, além de pós-doutorando e co-orientador de outros colegas, a participação no programa de pós-graduação proporciona aos servidores do IFRN maior valorização dentro da Instituição.

Além da Jornada, à noite, os professores da Universidade do Minho palestram sobre assuntos ligados à pesquisa sobre a educação, em conferências abertas e gratuitas à participação do público em geral. "O objetivo é dar visibilidade à cooperação internacional e compartilhar com a sociedade as informações mais novas adquiridas com a parceria entre o IFRN e o Minho", pontuou José Yvan Pereira, pró-reitor de Pesquisa do Instituto.

Na primeira palestra das conferências, realizada na noite de ontem (10), o professor doutor Eugênio Silva, da Universidade do Minho, falou sobre os Desafios e dilemas atuais do ensino superior. Em seu discurso, abordou o contexto de globalização em que o ensino superior está inserido; questões sobre gestão; autonomia universitária; internacionalização e competitividade entre as instituições de ensino; carreira docente; marketing e publicidade das ações de ensino.

Série de Conferências Internacionais de Estudo em Ciência da Educação está sendo transmitida também em videoconferência e pode ser assistida ao vivo neste endereço. As conferências acontecem até a quinta-feira (13), das 19h às 21h. Acesse aqui a programação completa da Série de Conferências e da I Jornada Doutoral em Ciências da Educação.

servidores