SEMA 2019

IFRN participa de aberturas da Semana Estadual do Meio Ambiente

Palestra inaugural aconteceu no Campus Natal-Central; abertura oficial ocorreu no Parque das Dunas

Publicada em 06/06/2019 Atualizada há 12 meses

Autoridades das esferas estadual e federal se reuniram na tarde desta quarta, 5, no Parque das Dunas. Foto: Demi Roussos

Na manhã desta quarta-feira, 6, o Campus Natal-Central recebeu representantes de diversas instituições para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A solenidade é parte da Semana Estadual do Meio Ambiente, idealizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, em parceria com órgãos públicos estaduais, ONGs, Grupo Banco Mundial, além do IFRN.

O evento teve início com a apresentação do coral Canto do Povo, formado por servidores públicos estaduais, que apresentou um repertório de sambas conduzido pelo pianista e regente Eli Cavalcante. Em seguida, o professor Wyllys Farkatt, reitor do IFRN, iniciou os trabalhos dando boas-vindas aos presentes e reforçando a importância crescente da causa ambiental. " "É uma honra para nós do IFRN sediar um evento de tamanha importância para o Rio Grande do Norte. Em todos os 21 campi presentes no Estado, desenvolvemos projetos e ações no âmbito da gestão ambiental, sempre atentos ao reaproveitamento de resíduos, de água, de energias renováveis e a economia do uso do papel em nossos processos administrativos", ressaltou Wyllys.

Também fizeram parte da mesa representantes do IDEMA, da Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do RN, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, da ONG Oceânica e da FIERN, além do diretor-geral do Campus Natal-Central, o professor Arnóbio de Araújo Filho. Em seguida, foi concedida a palavra ao pesquisador Genebaldo Freire, militante pela defesa meio ambiente há mais de 40 anos. O escritor, que é mestre e PhD em ecologia, ministrou uma sintonia intitulada "Paralaxe: Reconfigurações da Percepção", onde a temática ambiental foi analisada através do diálogo de diversos pontos de vista diferentes.

Abertura oficial

À tarde, a partir das 14h, no Parque Estadual Dunas de Natal, aconteceu a abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente de 2019. Com o tema "Eu Sou o Meio Ambiente" e a subtemática "Água é vida. Cuide bem da sua", a programação se estende durante todo o mês de junho em várias cidades do Rio Grande do Norte. O evento vespertino contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do diretor do Idema, Leon Aguiar, e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, além de outras autoridades. Durante seu discurso, Fátima saudou o professor Wyllys, apresentando-o como um "grande gestor", e reforçou mais uma vez  a importância do pacto em defesa das universidades e institutos federais - recebendo aplausos do público presente.

Também houve espaço para o lançamento oficial do game Jornada no Bosque, um jogo eletrônico de realidade aumentada onde o usuário tem a possibilidade de conhecer as espécies de animais que vivem no ambiente do Parque das Dunas. No final do evento, houve o plantio de mudas de pau-brasil e jatobá no Bosque dos Namorados.

servidores