IFRN lança edital dos cursos superiores pelo SiSU

São ofertadas 200 vagas para os cursos superiores de tecnologia do Câmpus Natal-Central

Publicada em 28/12/2012 Atualizada há 1 ano

Inscrições devem ser feitas de 7 a 11 de janeiro, no site do SiSU

A Pró-reitoria de Ensino do IFRN divulgou hoje (28) o Edital 26/2012, referente às vagas dos cursos superiores com seleção através do SiSU - Sistema de Seleção Unificada. São ofertadas, no total, 200 vagas em cursos superiores de Tecnologia do Câmpus Natal-Central. Os cursos são Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão Pública; Comércio Exterior; Gestão Ambiental e Construção de Edifícios.

Para participar do processo seletivo, o aluno precisa ter realizado o ENEM 2012. Os interessados deverão se inscrever de sete a 11 de janeiro, exclusivamente pela internet, no site do SiSU. A seleção seguirá os procedimentos determinados no Edital 20/2012 do MEC, no Edital 26/2012 do IFRN e no Termo de Adesão do IFRN ao SiSU

Com as ações afirmativas implantadas pela Lei de Cotas (Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012), haverá reserva de vagas para alunos de escolas públicas - 50% do total - e, entre elas, para os que se declararem pretos, pardos e indígenas e aos que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Com relação aos cursos ofertados pelo IFRN, o aluno deverá optar por concorrer às vagas reservadas através da Lei 12.711 ou às vagas gerais. Será permitido selecionar apenas uma dessas modalidades de concorrência.

Os que optarem pelas vagas destinadas aos candidatos com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa deverão apresentar, nos períodos de matrícula, os documentos comprobatórios da renda declarada, conforme Art. 16 do Edital 26/2012-PROEN/IFRN.

O SiSU divulgará os nomes dos aprovados para os cursos através de listas de chamadas, que também serão publicadas neste site. O resultado da Primeira Chamada sai dia 14 de janeiro de 2013, com matrículas nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, e o da Segunda Chamada dia 28 de janeiro, com matrículas dias 1º, quatro e cinco de fevereiro.

As vagas para os cursos superiores de licenciatura e para os cursos superiores de tecnologia dos demais câmpus do IFRN serão divulgadas em edital publicado em janeiro de 2013, com seleção também através do ENEM, mas com sistema seletivo do próprio Instituto.

"Alguns pontos ainda não permitiram que nossa adesão ao SiSU fosse mais expressiva, a exemplo da dificuldade de preenchimento das vagas via Sistema, sobretudo nos câmpus mais novos do IFRN, além da recente aplicação da legislação de cotas pelo Sistema de Seleção. Esta última, inclusive, destoa do que o IFRN adota em seus processos, pois no SiSU, atualmente, o candidato só pode concorrer a uma das modalidades de concorrência. Entendemos que, independente do histórico escolar, renda ou etnia, todos os candidatos teriam e têm o direito a possuir uma posição nas vagas de ampla concorrência, pois esta deve se basear apenas nas notas. Institutos e universidades federais já pontuaram a questão para o MEC. Como acreditamos em outros avanços trazidos pelo SiSU, estamos aguardando que sejam feitas as adaptações e correções necessárias no Sistema para os próximos processos", explicou Victor Varela, coordenador de Acesso Discente do Instituto.

Site do SiSU

Página IFRN SiSU