Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COASS

IFRN é pioneiro em programa de saúde vocal para servidores

Palestra realizada hoje (22) marcou o início das ações

Publicada em 22/02/2017 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:01

Palestra realizada hoje (22) na unidade Rocas do Campus Cidade Alta
Palestra realizada hoje (22) na unidade Rocas do Campus Cidade Alta

Uma pesquisa recente realizada por servidores da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS) revelou que mais de dois terços dos professores do IFRN enfrentam ou já apresentaram algum problema com a voz. Diante desse diagnóstico, a fim de combater esse problema, surgiu o Programa Saúde Vocal, que tem duas vertentes como foco de atuação: uma informativa e outra de cunho individualizado.

De acordo com a Coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor – Cintia Gouveia Costa, para viabilizar a primeira ação foi feito um processo de licitação para a contratação de uma fonoaudióloga que deverá realizar pelo menos duas palestras educativas em cada campus da Instituição ao longo de 2017, apresentando aspectos da fisiologia e trazendo técnicas de relaxamento vocal.

Já na segunda, a proposta é de incluir a laringoscopia na relação dos exames periódicos laborais dos professores. “A voz é o principal instrumento dos docentes e isso permitirá diagnosticar a realidade de cada um deles, especificamente. Se for necessário, inclusive, poderemos também estudar em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino a possibilidade do uso de tecnologias que amenizem a sobrecarga vocal no exercício da profissão”, afirmou a Coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor.

A primeira ação educativa foi realizada na manhã de hoje (22) na unidade Rocas do Campus Cidade Alta, reunindo mais de 20 servidores da Instituição. A fonoaudióloga Érika Carvalho, que foi contratada para proferir as palestras, explicou como funcionam as pregas vocais e apresentou os principais problemas que podem surgir em função do seu mau uso. Ao final, fez uma dinâmica apresentando exercícios práticos que contribuem para o desempenho da voz.

“O IFRN está tendo o privilégio de ser protagonista de um projeto pioneiro, sendo a primeira instituição pública de ensino no estado que oferece aos servidores um programa de saúde vocal. Através dele, ao longo das ações, pretendemos trabalhar a voz em uma perspectiva pedagógica que auxilie o professor, bem como promover a sensibilização dos alunos, realizar oficinas de voz como a que foi feita hoje, enfim, disseminar conhecimento para todos aqueles que tem a voz como instrumento de trabalho”, afirmou a fonoaudióloga.

Clique aqui para ter acesso ao diagnóstico completo da pesquisa citada na matéria.

Palavras-chave:
ensino servidores

Notícias relacionadas