Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada de Matemática

IFRN é destaque na premiação da sétima OBMEP

Instituto conseguiu a marca de um professor homenageado, 27 alunos medalhistas e 98 menções honrosas

Publicada em 31/08/2012 Atualizada há 1 ano

Alunos, professores, técnicos administrativos e dirigentes presentes à premiação

Aconteceu hoje (31) a solenidade de premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011. O evento teve início às 14h, no auditório do Hotel Praia Mar, em Natal-RN. O IFRN participou da cerimônia com a marca de um professor homenageado, 27 alunos medalhistas e 98 com menções honrosas. 

Estavam presentes à solenidade o professor Manoel Claudemir, representando a Direção do Curso de Matemática da UFRN; Belchior de Oliveira Rocha, reitor do IFRN; Valdemberg Araújo, um dos fundadores da OBMEP, e Joaquim Oliveira, representante da Secretaria de Educação do RN.  Marcaram presença também os alunos do Rio Grande do Norte que tiveram os melhores resultados na 7ª edição da Olimpíada; pais; professores e dirigentes das instituições de ensino.

A premiação é dividida por Nível e estado. No Nível 3 (ensino médio) do RN, as duas medalhas de ouro foram do IFRN: Álvaro Tavares de Oliveira, do Câmpus Natal-Central, e Juscelino Pereira de Araújo, do Câmpus Caicó. O Instituto conquistou ainda onze medalhas de prata, 14 de bronze e 98 menções honrosas, entre alunos dos câmpus Natal-Central; Natal-Zona Norte; Mossoró; João Câmara; Santa Cruz; Macau; Pau dos Ferros; Currais Novos; Caicó; Ipanguaçu e Apodi.

Para Álvaro Tavares, medalhista de ouro, a Olimpíada tornou possível enxergar a Matemática de uma forma mais científica. Esta é a sétima medalha que ele consegue na OBMEP. Álvaro terminou o curso técnico no IFRN em 2011 e já está no curso de Ciência da Computação da UFRN. Juscelino Pereira, também medalhista de ouro, faz hoje o 3º ano do Curso Técnico em Informática do Câmpus Caicó.

“A OBMEP é muito importante porque desperta a capacidade autodidata do aluno”, comentou Juscelino. Ele já participou de quatro Olimpíadas, recebendo menção honrosa e medalhas de ouro, prata e bronze. O ex-aluno do Câmpus Caicó pretende prestar vestibular para Engenharia Mecatrônica. Já Isabella Regina, que foi aluna do Câmpus Currais Novos até 2011, conquistou nesta edição da OBMEP sua segunda medalha de prata. Hoje, frequenta o curso de Engenharia Química como aluna da UFRN.

Segundo Caubi Ferreira, diretor-geral do Câmpus Caicó, o resultado que o IFRN alcança na OBMEP é o reconhecimento do ensino oferecido. Além dos alunos homenageados, a Olimpíada também prestou homenagem ao professor Antônio Roberto da Silva, do Câmpus Natal-Central. Desde 1993, ele realiza um trabalho de preparação dos alunos para o torneio matemático, com aulas e orientações semanais. Para o reitor do IFRN, Belchior Rocha, esse é o grande papel de uma instituição de ensino: sensibilizar e motivar pessoas.

Em 2012, a OBMEP vai realizar sua oitava edição. Dia 15 de setembro acontecerá a segunda fase da Olimpíada. Para tirar dúvidas, os alunos que estão participando podem procurar as Diretorias Acadêmicas dos seus cursos ou acessar o site da competição.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas