Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Por Dentro do IFRN

IFRN comemora neste mês 10 anos da primeira fase de sua expansão

Os campi Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte começaram a funcionar em 2006

Publicada em 01/09/2016 Atualizada há 1 ano

Setembro é um mês festivo para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Além de marcar a comemoração dos 107 anos da Instituição, que nasceu através de decreto assinado em 1909 pelo então presidente Nilo Peçanha, neste ano, o mês faz referência ainda ao aniversário da primeira fase da expansão do Instituto. Em 2006, eram instaladas as unidades de ensino de Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte. 

Em 2009, após a transformação de Cefet em Instituto Federal, as unidades se transformaram em campi, com a possibilidade de oferta de cursos do ensino médio à pós-graduação, além dos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com a atuação na pesquisa e na extensão, sem perder de vistas o objetivo central da educação profissional. A prioridade do Instituto é que os alunos tenham acesso a um ensino de excelência, público e integral nas suas perspectivas humanas, políticas e sociais. 

Até 2006, o IFRN possuía a unidade central em Natal, localizada na Avenida Senador salgado Filho, e a de Mossoró, instalada em 1994. O início dos anos 2000 se apresentaram como um período de grande crescimento para a Instituição, que se aproximava do seu primeiro centenário, comemorado em 2009. Para o professor Belchior Rocha, reitor do Instituto no durante as fases da expansão, que foram 3, "o aumento substancial da nossa infraestrutura física deve ser creditado ao trabalho de uma equipe formada por profissionais das mais diferentes formações". 

"O Instituto Federal do Rio Grande do Norte conseguiu promover a democratização da educação", declarou Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, assessor de Suporte Organizacional do IFRN. O assessor acompanhou todo o processo de expansão, que levaria o Instituto a chegar a 21 campi espalhados por todas as regiões do estado. Hoje, para o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, o desafio é consolidar o trabalho que vem sendo feito em todas as unidades de ensino e na Reitoria.

"Precisamos reforçar a nossa identidade institucional junto a toda comunidade potiguar, mas também entre nossos alunos e servidores. Hoje atendemos a mais de 30 mil estudantes em mais de 130 cursos. Nosso planejamento se baseia na ampliação desses números, de forma a promover cada vez mais o desenvolvimento social e econômico do estado", declarou o reitor.

IDENTIDADE VISUAL

A logomarca dos 10 anos da expansão foi desenvolvida de forma coletiva, através do trabalho da equipe do Campus Ipanguaçu, com participação de alunos e servidores, orientações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria e sugestões das equipes dos campi Currais Novos e Zona Norte.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas