Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Relações Institucionais

Gestores do IFRN visitam Comando do 3º Distrito Naval

Comitiva do Instituto foi recebida pelo vice-almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro

Publicada em 23/01/2019 Atualizada há 1 ano

A ideia geral do encontro foi discutir o possível alinhamento de projetos na área de treinamento e educação

Atendendo a um convite do vice-almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, uma comitiva de gestores do IFRN visitou o Comando do 3º Distrito Naval, às margens do Rio Potengi. Encabeçando o grupo, os professores Wyllys Tabosa e Belchior Rocha, reitor e ex-reitor do Instituto, respectivamente. Junto a eles, Ismael Coutinho e Varélio Santos, diretores de campi da instituição. Para recepcionar os convidados, Roberto Firmino Soares, capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva e assessor de Relações Institucionais do 3º Comando.

Após uma visita às instalações do Comando, os gestores foram recebidos pelo comandante Leandro, à frente do cargo há quase um ano. Embora se tratasse de uma visita de cortesia, no encontro foram discutidas experiências exitosas e possibilidades de parcerias entre o IFRN e a Marinha do Brasil em ações com um único mote: educação. Na oportunidade, os professores Belchior e Wyllys apresentaram o vídeo institucional ao comandante e demais militares presentes, além de terem entregue livros produzidos pela Editora IFRN.

Expertise

Diretores dos campi Parnamirim e Macau, Ismael e Varélio (nessa ordem) falaram das possibilidades de parceria com ações que a Marinha já vem desempenhando, como os cursos de Pescador Profissional (POP) e Pescador Profissional Especializado (PEP), que integram o eixo tecnológico do Campus Macau, onde o IFRN é pioneiro na oferta do curso técnico de Recursos Pesqueiros. Do Campus Parnamirim – voltado à tecnologia –, a expertise adquirida com a parceria mantida com a Agência Espacial Brasileira serviu de exemplo durante a conversa dos gestores.

A ideia geral do encontro foi discutir o possível alinhamento de projetos na área de treinamento e educação que permitam o aumento nas ofertas de cursos por partes das duas instituições. Tanto as iniciativas da Marinha, quanto as do IFRN: desde a Formação Inicial e Continuada (FIC), funcionando em ações da Pró-Reitoria de Extensão, até parcerias voltadas a atividades de Pesquisa e Inovação e de Ensino. Segundo comandante Leandro, o intuito é buscar contribuir com o país, pela educação. O professor Wyllys complementou o pensamento do vice-almirante, dizendo que a educação deve ser um projeto de nação.

Ao final da conversa informal, ficaram acertados futuros contatos, para definir a agenda de visitas do comandante aos campi Macau e Parnamirim, além da Reitoria. Nos próximos encontros, serão discutidas as propostas de cada parceria a ser efetivada.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas