Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Transparência

Gestores da Reitoria discutem planejamento e execução de ações

A proposta é que as reuniões aconteçam todas as semanas

Publicada em 20/06/2016 Atualizada há 12 meses

Encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (20), os gestores da Reitoria apresentaram as principais demandas e ações dos setores que coordenam. Sob o comando do professor Wyllys Farkatt, reitor da Instituição, a ideia é que os encontros se repitam todas as semanas. "Nosso objetivo é estabelecer um espaço de diálogo a fim de que os gestores e demais servidores se apropriem do que vem sendo feito na Instituição, propondo assim melhorias para a atuação do IFRN nas diversas áreas", explicou.

Estiveram presentes, além do reitor, o pró-reitor de Ensino, professor Agamenon Tavares; a pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes; o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso; o diretor de Atividades Estudantis, Erivan Sales do Amaral; o diretor de Engenharia, Josué Martins da Silva; o assessor de Acompanhamento de Projetos, Carlos Guedes Alcoforado; a diretora de Gestão de Pessoas em Exercício, Cíntia Costa; Rodrigo Carvalho, técnico de Tecnologia da Informação, representando o diretor de Gestão em Tecnologia da Informação, André Duarte, e o assessor de Suporte Organizacional do IFRN, Francisco das Chagas Mariz Fernandes.

De 22 a 24 de junho, o pró-reitor de Administração participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplan) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que neste ano acontece na UFES. O Forplad elabora a matriz orçamentária que é submetida aos órgãos responsáveis por aprová-la e submetê-la ao MEC. Junto aos outros ministérios, é elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina quais serão os recursos disponíveis para aquele período. Em relação às instituições de ensino, para que seja determinada a matriz orçamentária, são considerados o número de alunos e a taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Ao mesmo tempo, reitor e pró-reitor lembraram da necessidade de acompanhamento da execução orçamentária 2016. "Nosso objetivo é cumprir da maneira mais completa possível nosso planejamento para este ano", completou o reitor.

Na Gestão de Pessoas, a diretora em exercício destacou que está sendo finalizado o projeto para o estabelecimento de uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do IFRN, com localização ainda a ser definida. Atualmente, o IFRN usa os serviços da unidade SIASS da UFRN. Sobre o Ensino, foi levantada a discussão para que o Instituto seja ofertante de pós-doutorado, a partir de parceria com a Capes. Já em relação à TI, Rodrigo Carvalho citou que está sendo encerrado processo para a aquisição de um sistema para back up das informações disponíveis nos sistemas institucionais.

As reuniões do Comitê Gestor da Reitoria deverão acontecer todas as semanas, com a discussão dos temas mais urgentes de cada um dos setores sistêmicos da Instituição.