Gabinete recebe a visita do prefeito de Touros

Potencialidades do município foram destacadas em reunião na tarde ontem (2)

Publicada em 03/04/2018 Atualizada há 1 ano

Autoridades do IFRN receberam na tarde de ontem (2) a visita do prefeito de Touros - Francisco de Assis Pinheiro (Assis do Hospital). A reunião contou com a presença do Reitor em Exercício – Marcos Oliveira, do Assessor de Suporte Organizacional – Francisco Mariz, do Pró-Reitor de Ensino – Agamenon Tavares e da arquiteta Cynara Fernandes.  Acompanhando o prefeito, compareceram o Ouvidor Geral – Genílson Galvão e o Secretário de Administração – Ruzem Modesto.

Durante o encontro foram apresentadas as várias potencialidades de Touros, município da mesorregião do Leste Potiguar, conhecido como a “esquina do Brasil”, devido a sua localização geográfica. Ainda neste ano, a cidade receberá um empreendimento hoteleiro de grande porte com investimentos na ordem de 150 milhões de reais, com geração de pelo menos 400 empregos diretos. Além do turismo, os gestores destacaram a sua importância agrícola e hídrica para o Rio Grande do Norte.

Dentro desse contexto, de acordo com o prefeito, o município tem demanda e plena capacidade para abrigar um campus do IFRN. Segundo ele, até mesmo um terreno já estaria disponível para esta finalidade. “Atualmente, há um grande número de alunos que saem diariamente de Touros para estudarem em cidades vizinhas, como João Câmara, Ceará Mirim e Natal. A construção de um campus atenderia não somente a cidade, como também outros municípios vizinhos como São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Pureza, que têm alunos na mesma situação”, argumentou.

O reitor em exercício e o Assessor de Suporte Organizacional do IFRN aproveitaram a ocasião para traçar um breve histórico de todas as fases de expansão vivenciadas pelo Instituto, por meio das quais foram publicados editais a fim de que municípios interessados apresentassem estudos de viabilidade de implantação e oferecessem uma estrutura mínima, como terreno e disponibilidade de energia elétrica, água e telefonia.

Também esclareceram que a construção de um campus demanda recursos que precisam ser aprovados e disponibilizados pelo Ministério da Educação e não dependem apenas do interesse da gestão a nível local. Uma alternativa num primeiro momento seria a construção de um polo de Educação à Distância, ideia que foi bem recebida pelos representantes do município de Touros, que se comprometeram a apresentar um estudo de viabilidade.

O prefeito convidou o IFRN para uma visita ao município no dia 27 de abril, quando deverá ser apresentado o resultado desse estudo.