OBQ

Estudante do IFRN conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Química 2019

Gildo Neto, aluno do Campus Mossoró/IFRN, conquistou o primeiro lugar entre os ganhadores de medalha de prata

Publicada em 28/11/2019 Atualizada há 1 ano

Aluno também conquistou medalha de ouro na Olimpíada de Química do RN

Disputando com estudantes de todo o país, o aluno do Campus Mossoró do IFRN, Gildo Neto, conseguiu conquistar o primeiro lugar entre os ganhadores de medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), com 88,95 pontos. A competição, formada pelas etapas local, estadual e nacional, também premiou o estudante com medalha de ouro na fase estadual, a chamada Olimpíada de Química do RN (OQRN).

O estudante do 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica, revela que é apaixonado por ciências da natureza, principalmente pela área de química. “Eu gosto muito de química, por isso, desde o meu primeiro ano no IFRN, venho lendo livros relacionados a matéria e respondendo diversas questões sobre. Porque, assim como em matemática, a melhor forma de aprender química é exercitando”, diz Gildo.

A OBQ divide-se em “Modalidade A”, destinada a estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, e “Modalidade B”, voltada para estudantes das demais séries do Ensino Médio. O objetivo da competição é descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornar futuros profissionais em química. Nesse ano, em Mossoró, a prova aconteceu no colégio Matter Christi e trouxe questões de múltipla escolha e dissertativas.

Gildo Neto conta que está muito feliz pelo resultado e que pretende se aperfeiçoar cada vez mais nos estudos. “A sensação é muito gratificante, pois permite que o(a) aluno(a) saiba quais assuntos ele(a) domina mais e quais ele(a) domina menos. Além de que, já que é uma competição, a pessoa se sente mais instigada a se preparar. A medalha, apesar de ser consequência de todo esse processo, é símbolo de todo esse preparo”, expressa o medalhista.

Para saber mais, acesse:

Olimpíada Brasileira de Química