Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Responsabilidade Social

Editora IFRN realiza doação de 143 livros para escola estadual de Natal

Obras doadas serão abordadas nas aulas do ensino médio da Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga.

Publicada em 24/09/2018 Atualizada há 1 ano

Alunos recebem os títulos da Editora IFRN

A Editora IFRN, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), realizou, na última sexta-feira (21), a doação de 143 livros para os alunos da Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga, localizada na Zona Oeste de Natal. O evento contou com a participação de alunos e professores da escola, dos escritores Flávio Rezende e Andréa Braz e de Viktor Mendes, representando a Editora.

A iniciativa, cujo intuito é estimular o hábito de leitura entre os jovens, partiu da professora Karla Geane, que, por meio de ofício, solicitou ao Instituto a doação de alguns livros do acervo da Editora. Esse material, justificou Karla, será trabalhado com os alunos das quatro turmas do ensino médio, em sala de aula, durante o bimestre letivo na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, a docente destacou a importância do hábito de leitura entre os jovens e a parceria com o IFRN. “Não há nenhuma prática profissional que se consolide sem a prática de leitura. Ler e escrever são requisitos básicos para uma educação de qualidade. As escolas públicas, principalmente no atual momento em que vivemos na educação, necessita desse apoio do Instituto Federal”, contou.

De acordo com Viktor Mendes, representante da Editora IFRN, o evento mostrou o compromisso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação em cumprir seu papel enquanto ferramenta de transformação social, por meio da política pública de distribuição dos produtos da Editora, de forma gratuita, sendo escolhidas obras de todas as linhas editorias, “com o objetivo de inspirar os receptores nos próximos passos de suas carreiras acadêmica e profissional”.

O evento

No momento, os alunos participaram de uma mesa redonda com os escritores convidados, por meio da qual tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas por um escritor e os atuais desafios da profissão, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por escritores e jornalistas na era da pós-verdade, com a disseminação das chamadas "fake news". Os autores presentes ressaltaram ainda a importância e a relevância de grandes autores, como Zila Mamede e Newton Navarro, para a cultura norte-rio-grandense. Segundo Andréa Braz, escritora e linguista, a ação é importante e necessária para que os alunos conheçam o que é produzido na literatura do Rio Grande do Norte. Já para o jornalista e escritor Flávio Rezende, participar de uma iniciativa desse tipo, dentro de uma escola pública estadual, tem um significado muito grande. “Fico feliz em saber que instituições, como o IFRN, vêm abrindo oportunidades para os novos e velhos escritores”, destacou o jornalista.

Nos discursos, foram destacadas a importância da formação de leitores críticos, que possam contribuir com a distribuição e o compartilhamento de informações verdadeiras – principalmente nas redes sociais –, assim como a necessidade de valorização de autores e artistas potiguares. O evento contou também com uma leitura coletiva do gênero textual cordel, considerado, na última semana, patrimônio cultural imaterial, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Os livros

O acervo doado pela Editora contou com livros das mais variadas linhas editorias que vão desde o romance Enquanto o sol teima em brilhar, de Ana Santana B. Farias, até produções técnico-científicas produzidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Obras recentemente lançadas, no catálogo 2017, também estiveram à disposição para apreciação e leitura, como o título Natal de Zezus, de Diógenes da Cunha Lima, em parceria com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. 

Os livros, com os quais os alunos trabalharão na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, podem ser consultados, na versão digital, no Memoria – Repositório Institucional. 

Editora IFRN

Por meio da política pública de incentivo e divulgação de produção editorial, a Editora IFRN, com doze anos de atuação, concentra cinco linhas editorais (Acadêmica; Técnico-Científica; Apoio Didático-Pedagógico; Artístico Literária e Cultural Potiguar), por meio das quais servidores, alunos do Instituto e a comunidade externa têm a oportunidade de difundir e publicar seus trabalhos.

Com uma política que preza pela qualidade dos produtos desenvolvidos, a Editora IFRN possui um acervo com mais de 150 títulos, que contribuem com a formação humana integral, com o exercício da cidadania, a produção e a socialização do conhecimento.  

A Editora IFRN integra o conjunto de ações da Propi para difusão da produção técnico-científica institucional, juntamente com outras iniciativas, como a realização de eventos técnico-científicos e a publicação de periódicos especializados.

Acesse:

Memoria - Repositório Institucional do IFRN

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas