Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Editora IFRN: orientações de saúde para jovens e outros títulos publicados em 2019
EDITORA IFRN

Editora IFRN: orientações de saúde para jovens e outros títulos publicados em 2019

03/09/2019 - Saiba mais sobre algumas das 21 obras publicadas neste ano

Editora IFRN: orientações de saúde para jovens e outros títulos publicados em 2019

Criada em 2005, a Editora IFRN tem cumprido papel de disseminar o conhecimento através da publicação de livros.

Em maio deste ano, a Editora IFRN publicou obras editadas ainda em 2018. Selecionadas pelo Conselho Editorial do IFRN, os títulos abordam temas diversos e contemplam diferenciados gêneros da literatura. Um dos livros lançados foi Fique Esperto: Orientações de Saúde para Adolescentes, organizado por Ana Cristina Gondim, Gerliene Araújo e Janmile da Silva. As três são odontólogas da Instituição.

A produção das três profissionais é uma coletânea de textos educativos no âmbito da saúde do adolescente, com foco na Promoção da Saúde. “O livro é destinado a estudantes do IFRN, especialmente aos adolescentes e adultos jovens, que desejam aprimorar seu autocuidado em saúde”, contou Janmile. Dividido em seis capítulos, segundo a odontóloga, o livro é importante não apenas por ser um instrumento de educação em saúde: “pode ser utilizado tanto pelos professores em sala de aula, quanto pelos profissionais de saúde do Instituto, sendo assim uma fonte de empoderamento para a manutenção da qualidade de vida”, concluiu.

Entre outras obras impressas pela Editora IFRN neste ano, constam os seguintes títulos:

Como Se Fosse de Argila 

É uma obra de ficção organizada em vinte contos, nos quais são retratados o cotidiano, urbano e rural, de mulheres representando diferentes papéis: em casa, na rua, no trabalho, na vida. Mãe, mulher, menina, esposa e suas rotinas ou, simplesmente, coisas que viram personagens femininas. O estilo é diversificado. Mulheres são livres e voam, fantasiam, desejam, gozam de rir ou sofrem frente às demandas e os limites a elas colocados.

DNA: diálogo, genética e argumentação


A obra foi idealizada como uma proposta lúdica para o ensino explícito da argumentação por meio de modelos estruturados e orientações básicas sobre as ações relacionadas à argumentação, individual e em grupo. Foi utilizado, para sua construção, o conteúdo disciplinar de genética e biotecnologia. A estrutura do material se utiliza de elementos da jornada do herói e encontra-se organizada por meio de uma sequência de atividades que objetivam promover momentos de diálogo e argumentação em sala de aula, de maneira que os alunos possam comunicar suas opiniões e se expressar de maneira adequada à linguagem científica.

Esporte no Cinema Contemporâneo: Representações e Outras Sensibilidades Culturais


O livro pretende apontar um deslocamento da compreensão de esporte no contemporâneo. Tem como hipótese que o esporte, largamente mediado pelas imagens, esgarça a compreensão instaurada na modernidade, ampliando tanto sua possibilidade de representação quanto o seu conceito. O cinema foi escolhido como suporte para essa discussão por causa de sua relação histórica com o esporte. Para tanto, faz-se uso de clássicos do cinema mundial que referenciam o esporte, bem como um conjunto de filmes produzidos na primeira década do século XXI para pensar entrelaçamentos culturais a partir de enredos esportivos. 

 

Ações do documento

Página em carregamento