Lançamento de Obras

Editora IFRN: Educação norteia produção editorial

Conheça um pouco mais de obras que serão lançadas hoje (8)

Publicada em 08/06/2018 Atualizada há 1 ano

Na terceira parte da série, leia os resumos das quatro últimas obras disponíveis em física e digitalmente, além das duas disponíveis exclusivamente em formato e-book.

Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN (Ailton Dantas de Lima):
No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina.

Série Reflexões na Educação - Volume 1: As Políticas Públicas e o Papel Social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Giselle Rôças; Maylta Brandão dos Anjos):
O primeiro volume da série “Reflexões na Educação” resgata os aspectos históricos e legais sobre os Institutos Federais (IF), buscando informações desde o nascedouro da educação profissional e tecnológica no Brasil até os dias atuais.

Conexões e desconexões em 105 anos de Educação Profissional no Brasil (Francisco das Chagas de Mariz Fernandes):
Esta obra permite que o leitor entre em contato com a narração de fatos políticos e econômicos, conjuntura, desafios e trajetória histórica centenária da educação profissional no Brasil, a partir do seu referencial de criação em 1909 como Escolas de Aprendizes Artífices.

Ensino na educação básica (Organização: Francisco das Chagas Silva Souza; Verônica Maria de Araújo Pontes; Albino Oliveira Nunes):
Fruto do trabalho de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) – associação ampla entre o IFRN, a UERN e a UFERSA. Reúne estudos concluídos e em processo de conclusão neste Programa, bem como estudos em outros programas de pós-graduação dessas instituições e de outras IES.

Manual de processos relacionados ao ecossistema de estímulo à inovação (Gardênia de Oliveira Galvão):
Apresenta fluxogramas de processos relacionados ao projeto de implantação de um Ecossistema de Inovação. Disponível exclusivamente em e-book.

Manual de processos relacionados à pesquisa, inovação e publicações (Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação):
Obra integrante da Série “Manuais de Processos Interinstitucionais” do IFRN, é para todos os leitores que têm envolvimento com as áreas de atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto. Apenas em e-book.

Perfil da Obra

Uma das autoras com obra a ser lançada no dia 8, Gardênia de Oliveira Galvão, assistente em administração da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação/Campus Natal Central (DIATINF/CNAT) e autora do Manual de processos relacionados ao ecossistema de estímulo à inovação, conversou com a equipe da Assessoria de Comunicação e Eventos (Asce) da Reitoria. Segundo ela, o Manual de fluxogramas dos processos relacionados ao Ecossistema de Inovação surgiu a partir do projeto de implantação do referido ecossistema, com o objetivo de documentar a tramitação desses processos, sendo uma ferramenta para orientar alunos, servidores e colaboradores quanto à tramitação e execução das atividades mapeadas.

Quanto ao formato escolhido, a servidora destaca que ele permite maior visibilidade e acesso democrático: “Essa escolha está diretamente relacionada à finalidade dessa pesquisa, que é contribuir com a transparência e promover a melhoria contínua dos processos institucionais do IFRN”. Além disso, este trabalho continua em desenvolvimento, resultando numa coleção denominada Manual de Processos Institucionais (MAPI), com volumes definidos de acordo com o campo de pesquisa escolhido.

“Na construção desse manual, sob a orientação da professora Cláudia Ribeiro, destacamos o apoio do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio Azevedo, do Diretor Acadêmico, professor Allyson Soares e da Coordenadora da Editora do IFRN, Profª Darlyne Fontes. Destacamos também a colaboração dos gestores e servidores nas revisões dos fluxogramas”, aponta Gardênia. “Por fim, parabenizamos toda a equipe da Editora do IFRN por desempenhar tão bem a missão de difundir o conhecimento, com seriedade e responsabilidade”, conclui.