Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dimensão da Imagem é o tema do segundo ano

Evento será em João Pessoa, na Paraíba

Publicada em 26/09/2011 Atualizada há 12 meses

O Projeto 10 Dimensões: Diálogos em Rede, Corpo, Alma e Tecnologia terá como tema em seu segundo ano de atividades a "Dimensão da Imagem". Trata-se de um projeto interinstitucional entre o IFRN, UFRN, UFPB E FAPERN com o objetivo de realizar um ciclo de discussões e debates na área de arte e tecnologia, alternando entre as cidades de Natal (IFRN) e João Pessoa (UFPB). Este ano, o evento irá ser realizado nos dias 22 e 23 de setembro no Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa-PB.

Além de palestra sobre Imagem Tecnológica e de mesa redonda sobre Novas Tecnologias, o projeto traz, como novidade, a realização de minicursos com os convidados do evento. As inscrições e transmissão ao vivo do evento serão feitas através do site do 10 Dimensões. No site do projeto também contém informações, registros e documentos audiovisuais dos eventos realizados no primeiro encontro, assim como material e links sobre Arte e tecnologia.

 

Programação

 

22 de Setembro (quinta-feira)

17h30 - PALESTRA - Pesquisas na área de Imagem Tecnológica com:

Prof. Dr. Maurício Taveira (USP)

Prof. Dr. Francisco Marinho (UFMG)

Prof. Dr. Guido Lemos (UFPB)

 

23 de Setembro (sexta-feira)

16h - MESA REDONDA - Novas Imagens com a participação de:

Prof. Dr. Maurício Taveira (USP)

Prof. Dr. Francisco Marinho (UFMG)

Profa. Dra. Lilian Muneiro (UFRN)

17h15 - MINI-CURSOS

Pós-produção em audiovisual - Prof Dr. Maurício Taveira (USP): Modos de mesclagem - princípios básicos sobre máscaras Luma e alpha matte sem After Effects.

@rte: cógigo n-dimensional - Prof. Dr. Francisco Marinho (UFMG): Especificidades, generalidades e diferenças das linguagens artísticas baseadas em sistemas computacionais.

Análise da Imagem - Profa. Dra. Lilian Muneiro (UFRN): Os suportes comunicativos, em especial da mídia de massa, vem apresentando várias imagens na tentativa de formar uma atmosfera persuasiva ao leitor. Para o mini-curso foi extraído da televisão, da pintura, do cinema, e da publicidade imagens que serão analisadas tendo em vista a semiótica greimasiana e a teoria da espacialidade.