Qualificação

Com quatro áreas temáticas, IFRN oferece mestrado internacional a servidores

Serão disponibilizadas até 100 vagas, com no mínimo 12 e no máximo 25 para cada especialidade

Publicada em 01/08/2017 Atualizada há 1 ano

Em parceria com a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, IFRN oferece até 100 vagas de Mestrado

Em reunião na Reitoria, 42 servidores, entre professores e técnicos administrativos, ouviram detalhes sobre o convênio do IFRN com a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. Coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, o professor Márcio Azevedo, e pelo professor Belchior Rocha, coordenador do convênio, a reunião contou ainda com a presença de parte da equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), Jobson Martins, Ana Julinda e de Eliza Nobre, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Na oportunidade, os presentes tomaram conhecimento de que o IFRN disponibilizará até 100 vagas de mestrado, sendo que, serão no mínimo 12 vagas e no máximo, 25, para cada especialidade: Supervisão Pedagógica, Desenvolvimento Curricular e avaliação, Sociologia e Políticas Educativas e Tecnologia Educativa.

“A seleção terá duas etapas, a primeira uma pré-seleção feita aqui mesmo no IFRN, onde serão avaliados os critérios de tempo de serviço e menor formação, conforme consta na resolução 67 de capacitação do Instituto. Após essa pré-seleção, a UMinho fará a seleção onde serão analisados os diplomas e o currículo Lattes dos servidores”, disse Eliza Nobre, secretária executiva na Propi.

Aulas a distância

As aulas serão na modalidade semipresencial e realizadas por videoconferência, durante dois dias na semana. A defesa, ao final dos dois anos do curso, será na Universidade do Minho em Braga/Portugal. A instituição custeará as passagens aéreas e uma bolsa no valor de 650 euros para pagar despesas de alojamento, alimentação e deslocamento entre os países.

Segundo Belchior Rocha, no primeiro ano do programa, o mestrando frequentará o espaço virtual do curso, onde será exigida a presença/frequência. “Ali, as dúvidas e orientações terão espaço de interlocução online. Caso surja a necessidade, veremos como proceder para disponibilizar os espaços do instituto para os servidores que precisarem dos serviços de Tecnologia de Informática (TI) para conexão”, disse o coordenador. Somente no início do segundo ano do programa é que o aluno deverá apresentar seu Projeto de Dissertação de Mestrado. Assim, em outubro de 2018 acontecerá a entrega do projeto e o começo da escrita. A dissertação em si deverá ser depositada em outubro de 2019; a defesa, provavelmente, deverá ser marcada para início de 2020.

De acordo com o professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do IFRN, essa modalidade de mestrado traz praticidade: “sendo em grande parte a distância, esse formato facilitará o acesso dos técnicos-administrativos, o que nos dá uma excelente perspectiva de democratização da pós-graduação stricto sensu em nossa instituição, sobretudo para esse público”, disse.

Além de aulas por videoconferência, a proposta prevê visitas anuais da comitiva da UMinho, quando os pesquisadores portugueses realizarão seminários. Outra possibilidade é a participação dos professores do Instituto com doutorado – inclusive os que já defenderam tese no âmbito do convênio – atuarem ministrando aulas e coorientando os projetos.

Codepe

Considerando a ampliação do convênio do IFRN com a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) informou que as inscrições para pré-selecionar servidores do Instituto aos cursos de Mestrado seguirá o cronograma abaixo:

Inscrições: No período de 2 a 7 de agosto de 2017, através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), com enquete a ser respondida pelo servidor interessado;

Publicação da lista Final dos pré-selecionados: 09 de agosto de 2017;

Envio da lista de pré-selecionados a Universidade do Minho: 10 de agosto de 2017.

Acesse

Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP)

Edital Nº 01/2017-DIGPE/Codepe - Pré-Seleção para Mestrado na UMinho

pesquisa