Qualificação

Com 3 e 4 estrelas, IFRN tem 12 cursos indicados pelo Guia do Estudante

Publicação do Grupo Abril é referência na área de orientação profissional

Publicada em 06/09/2017 Atualizada há 12 meses

Os cursos são oferecidos em nove campi.

Nas bancas a partir do dia 16 de outubro, a edição 2018 do Guia do Estudante, publicação na área de orientação profissional, traz em suas páginas informações sobre todos os cursos de nível superior do país. Esta edição vem com um marco para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte: 12 das licenciaturas oferecidas em nove dos campi do Instituto foram estreladas na avaliação do Guia.

Para o coordenador de Acesso Discente, Everaldo Pereira, o fato do IFRN ter cursos de Licenciatura qualificados pelo Guia do Estudante mostra o esforço institucional em melhorar a qualidade da educação no estado: “a avaliação positiva de nossos cursos superiores por uma revista reconhecida nacionalmente pela divulgação de cursos e orientação dos estudantes em suas escolhas, vem consagrar todo o esforço e dedicação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de nossas Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia”, disse.

Os cursos, oferecidos nos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal-Zona Norte e Pau dos Ferros, são: Ciências Biológicas, Computação, Física, Geografia, Letras, Matemática e Química. O quadro abaixo traz a descrição das estrelas recebidas:

CursoCampus Estrelas
Ciências BiológicasMacau
ComputaçãoNatal-Zona Norte3
FísicaJoão Câmara3
FísicaNatal-Central4
GeografiaNatal-Central3
LetrasNatal-Central4
MatemáticaMossoró3
MatemáticaNatal-Central3
QuímicaApodi3
QuímicaCurrais Novos3
QuímicaIpanguaçu3
QuímicaPau dos Ferros3
Relatos

O pró-reitor de Ensino, professor Agamenon Tavares, recebeu a notificação com entusiasmo: “esse é um reconhecimento da qualidade das nossas ofertas; avaliações dessa natureza são sempre bem recebidas. Sabendo dos muitos desafios, temos a consciência de contarmos com uma equipe que se dedica ao que faz, que valoriza a tríade Ensino/Pesquisa/Extensão e que vem contribuindo para uma sólida formação dos nossos estudantes. A sociedade entende que somos uma Instituição qualificada e que exerce seu papel social e cumpre seus compromissos acadêmicos”, disse.

Já para Luciana Bertini, professora da Licenciatura em Química no Campus Apodi, o resultado é fruto de muita dedicação e união: “diante do cenário atual, esta conquista é estímulo de grande importância para a evolução do nosso curso e fortalece toda a equipe”, declarou.

Aluna do curso de Licenciatura em Informática, Anna Raquel da Silva Marinho, do Campus Zona Norte, falou sobre a graduação: “a equipe de professores atual compreende a importância do licenciado em informática e as possibilidades de atuação, com isso, o incentivo à pesquisa e extensão – e até mesmo as metodologias de ensino utilizadas –, possibilitam experiências teórico-práticas mais significativas. Destaco o incentivo à participação em eventos como algo importante, pois temos a oportunidade de compartilhar e conhecer experiências de formação e de prática profissional nos eixos educacional e tecnológico.

O guia

Produzindo conteúdos, em várias plataformas, para quem vive o momento da passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior, o Guia do Estudante é dividido duas vertentes: material de orientação profissional e material de preparação para provas de vestibular. A publicação, anual, ainda traz material sobre a situação do mercado de trabalho e dicas para auxiliar na escolha da carreira.