Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Canguaretama sedia 3º Maratona de Negócios Sociais
ideias inovadoras

Campus Canguaretama sedia 3º Maratona de Negócios Sociais

20/08/2018 - Idealizada pelo Sebrae, competição visa desenvolver potencial empreendedor

Campus Canguaretama sedia 3º Maratona de Negócios Sociais

Integrantes do Grupo 13, os vencedores desenvolveram uma solução para minimizar problemas ambientais

Aconteceu no Campus Canguaretama, de 13 a 16 de agosto, a 3º edição da Maratona de Negócios Sociais. A Maratona é uma competição de ideias inovadoras, idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae). O objetivo do evento foi desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando na criação de suas startups com foco em impacto social e ambiental. 

Para Marcos Sampaio, da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a principal tarefa da Maratona foi identificar problemas e gerar soluções criativas que minimizem as dificuldades que afetam o bem-estar das pessoas na sociedade em diferentes áreas como saúde, educação, segurança pública, energia, empregabilidade, dentre tantas outras. Os alunos foram convidados a participar desse desafio e experimentar o processo de criação de um projeto, utilizando as ferramentas visuais para construção – o Design Thinking e o Canvas, como meio estratégico de realização do seu trabalho. A Maratona de Negócios Sociais teve carga horária de 12 horas, distribuídas em 4 encontros, com duração de 3 horas cada, assim organizados: 

  • Encontro 1 – Grandes desafios, Grandes ideias! 
  • Encontro 2 – Experimentação e evolução 
  • Encontro 3 – Transformando ideias em negócios 
  • Encontro 4 – Apresentação de ideias e encerramento 

Negócios de impacto

A competição contou com a participação da Equipe do Escritório Regional do Agreste – Leila Fernandes e Daniel – com uma equipe de 5 mentores e dois facilitadores, além dos de 75 alunos do Campus, que divididos em 15 grupos, disputaram o primeiro lugar. Os grandes vencedores foram os alunos Ana Paula Nascimento, Vandregefson da Costa, Estefani Luiza, Gabriel Barroso e Eulália Caroline da Silva, integrantes do Grupo 13. Eles desenvolveram uma solução para minimizar problemas ambientais. Muitas outras ideias de negócios de impacto surgiram durante o evento, entre elas: Biodigestor; Locadora de livros; Reciclagem de roupas; Marketplace para artesãos de produtos recicláveis; Aplicativo de conteúdo didático em formato de stand-up; Combate ao lixo nas praias e aluguel de banheiro ecológico; Eventos para estimular a educação nas escolas; e Aplicativo de localização de ônibus.

O grupo vencedor participará da Grande Final das Maratonas de Negócios Sociais, durante a Festa do Boi, que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro. Na oportunidade, eles disputarão os finalistas das outras dez maratonas que estão ocorrendo no estado; a iniciativa faz parte do Projeto Desenvolvimento de Negócios de Impacto, conduzido pelos gestores do Sebrae/RN. 

Ações do documento

Página em carregamento