Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ideias inovadoras

Campus Canguaretama sedia 3º Maratona de Negócios Sociais

Idealizada pelo Sebrae, competição visa desenvolver potencial empreendedor

Publicada em 20/08/2018 Atualizada há 12 meses

Integrantes do Grupo 13, os vencedores desenvolveram uma solução para minimizar problemas ambientais

Aconteceu no Campus Canguaretama, de 13 a 16 de agosto, a 3º edição da Maratona de Negócios Sociais. A Maratona é uma competição de ideias inovadoras, idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae). O objetivo do evento foi desenvolver o potencial dos empreendedores universitários, capacitando na criação de suas startups com foco em impacto social e ambiental. 

Para Marcos Sampaio, da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a principal tarefa da Maratona foi identificar problemas e gerar soluções criativas que minimizem as dificuldades que afetam o bem-estar das pessoas na sociedade em diferentes áreas como saúde, educação, segurança pública, energia, empregabilidade, dentre tantas outras. Os alunos foram convidados a participar desse desafio e experimentar o processo de criação de um projeto, utilizando as ferramentas visuais para construção – o Design Thinking e o Canvas, como meio estratégico de realização do seu trabalho. A Maratona de Negócios Sociais teve carga horária de 12 horas, distribuídas em 4 encontros, com duração de 3 horas cada, assim organizados: 

  • Encontro 1 – Grandes desafios, Grandes ideias! 
  • Encontro 2 – Experimentação e evolução 
  • Encontro 3 – Transformando ideias em negócios 
  • Encontro 4 – Apresentação de ideias e encerramento 

Negócios de impacto

A competição contou com a participação da Equipe do Escritório Regional do Agreste – Leila Fernandes e Daniel – com uma equipe de 5 mentores e dois facilitadores, além dos de 75 alunos do Campus, que divididos em 15 grupos, disputaram o primeiro lugar. Os grandes vencedores foram os alunos Ana Paula Nascimento, Vandregefson da Costa, Estefani Luiza, Gabriel Barroso e Eulália Caroline da Silva, integrantes do Grupo 13. Eles desenvolveram uma solução para minimizar problemas ambientais. Muitas outras ideias de negócios de impacto surgiram durante o evento, entre elas: Biodigestor; Locadora de livros; Reciclagem de roupas; Marketplace para artesãos de produtos recicláveis; Aplicativo de conteúdo didático em formato de stand-up; Combate ao lixo nas praias e aluguel de banheiro ecológico; Eventos para estimular a educação nas escolas; e Aplicativo de localização de ônibus.

O grupo vencedor participará da Grande Final das Maratonas de Negócios Sociais, durante a Festa do Boi, que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro. Na oportunidade, eles disputarão os finalistas das outras dez maratonas que estão ocorrendo no estado; a iniciativa faz parte do Projeto Desenvolvimento de Negócios de Impacto, conduzido pelos gestores do Sebrae/RN. 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas