Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Expansão

Campus Jucurutu: reunião de gestores define detalhes da nova unidade do IFRN

Reuniões têm discutido localização do prédio e cronograma de atividades

Publicada em 02/03/2018 Atualizada há 1 ano

Autoridades políticas e gestores do IFRN têm se reunido para definir ações de implantação do novo campus

Dando seguimento às tratativas iniciadas em janeiro de 2018, o projeto do Campus Avançado Jucurutu do IFRN começa a tornar-se realidade: um grupo de gestores do Instituto recebeu, em dois de março, comitiva vinda do município para acertar detalhes sobre a localização daquela que será a 22ª unidade do Instituto. A implantação do campus avançado foi um pleito deputado estadual Nelter Queiroz e da vereadora Paula de Saint Clair junto ao senador José Agripino, que repassou a demanda ao Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Reunidos no gabinete da Reitoria, o prefeito Valdir Medeiros e sua equipa trouxeram mapas e plantas da cidade para mostrar ao reitor, professor Wyllys Tabosa. O intuito da reunião foi complementar o que foi discutido no encontro anterior, em 25 de janeiro, que contou com a presença do deputado Nelter e da vereadora Paula, e definiu os primeiros passos para a realização do projeto.

Funcionamento

“Foi a partir da reunião de janeiro que assumimos o compromisso de iniciar as primeiras atividades do Instituto em Jucurutu no segundo semestre de 2018, provavelmente entre agosto e setembro. Ali ficou acertada a visita, onde verificaríamos os imóveis para as primeiras atividades e o terreno para construção do prédio definitivo e provisório”, disse o Wyllys, em referência a primeira ida da equipe técnica à cidade. A Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, na sede do município, escolhida na segunda visita, abrigará as turmas iniciais do IFRN na cidade: “garantimos seis salas de aula e duas salas administrativas”, disse, Adely Martins, secretária adjunta de Educação.

Campus Avançado Jucurutu

A construção do novo campus está fundamentada em estudo técnico e aguarda autorização do MEC. Durante a reunião, além de cursos subsequentes - cursos técnicos voltados a estudantes que já concluíram o Ensino Médio - ficou definida a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de curta duração. Segundo Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino, é a alternativa mais adequada até se definam os detalhes do funcionamento do Campus Avançado Jucurutu. “Durante o ano de 2018 faremos visitas e audiências públicas no município, como é praxe do IFRN, para, junto à comunidade, definirmos os cursos que serão oferecidos na cidade”, disse Wyllys. 

A modalidade ‘Campus Avançado’ significa uma extensão de um campus que já existe, com possibilidade de oferecer os mesmos cursos ou cursos novos, ainda que com estrutura (física e de pessoal) reduzida em relação aos campi propriamente ditos; o Campus Avançado Jucurutu vem se juntar aos Campi Parelhas e Lajes: como eles, estará vinculado à Reitoria.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas