Pau dos Ferros e Santa Cruz

Campi promovem interação entre grupos de robótica

Encontro aconteceu nesta terça e quarta-feira (19 e 20), no Campus Pau dos Ferros

Publicada em 22/06/2018 Atualizada há 12 meses

Final do encontro foi marcado por competição amistosa de robótica, realizada no pátio do Campus. Foto: Ryan Sousa.

Indo além de salas de aulas e laboratórios, professores e alunos do curso técnico em Informática, dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz do IFRN promoveram uma interação entre grupos de estudos de robótica.

O encontro aconteceu nesta terça e quarta-feira (19 e 20), no Campus Pau dos Ferros do IFRN, que recebeu a delegação de estudantes do Campus Santa Cruz. Acompanhada dos professores Lennedy Campos Soares e Lucileide Medeiros Dantas da Silva, a equipe foi recebidas pelo professor Manoel Aquino.

Visita
Na ocasião, os visitantes conheceram as instalações do Campus Pau dos Ferros, realizaram estudos e troca de informações e experiências no Laboratório de Eletrônica e Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, onde são desenvolvidas as práticas de robótica.

Na quarta-feira (20), os acadêmicos organizaram uma competição amistosa entre seus robôs. Além da integração, a experiência é aproveitada para outras competições como a Olimpíada de Robótica da Secitex (maior evento acadêmico-científico do IFRN), além da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), sobre a qual o IFRN já vem registrando participantes anualmente.

Experiência
Natural de Tangará, Ruth Zaíne da Costa cursa o 3º ano do curso técnico integrado em Informática no Campus Santa Cruz. Para ela, que já possui experiência com robótica, com participação na OBR e Secitex, a viagem é bastante construtiva: "não conhecia o Campus Pau dos Ferros e o achei muito bonito. Eu gostei da experiência! Foi bom viajar, ver como as outras equipes estão, até mesmo para compararmos", relata.

Flávia Rafaela Diógenes Ferreira, do Campus Pau dos Ferros, está iniciando seus estudos com robótica. Empolgada e com foco em futuras competições, a jovem comentou a experiência: "É minha primeira experiência de competição com robôs e estou achando bastante legal esse contato com a robótica. A gente pretende melhorar o robô para competir na OBR", detalha a estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Informática.

Coordenador do curso de Informática do Campus Santa Cruz, o professor Lennedy destacou o proveito da experiência para professores e alunos. "Esta é uma experiência enriquecedora. Nós conseguimos coletar bastante informações tanto com os alunos de Pau dos Ferros, como também com a experiência de participar de encontros como esses. É algo enriquecedor, para nós, professores, e principalmente, para os alunos", frisou.

extensao
servidores