Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

APOIO

Bibliotecários podem auxiliar alunos com normalização técnica de trabalhos acadêmicos

Projetos, eventos, treinamentos e capacitações também fazem parte da rotina dos servidores

Publicada em 22/12/2017 Atualizada há 1 ano

Ao desenvolver seus trabalhos acadêmicos, muitos alunos encontram dificuldades para ajustar pequenos detalhes. Como fazer uma citação? Qual espaçamento deve ser utilizado? E a fonte correta? As normas da ABNT tornam-se um grande terror para muitos alunos.

Os profissionais de biblioteconomia do IFRN podem ser um grande aliado nesse processo. O projeto idealizado pela bibliotecária Tatiana Dutra, do Campus Natal-Central, cuja execução contou com o apoio da estagiária de biblioteconomia Jéssica Valesca Toscano Pereira é um exemplo que tem se mostrado bastante útil para os alunos. “O projeto Normalize & Descomplique", atualmente implantado na Biblioteca Central Sebastião Fernandes, foi originalmente pensado como um projeto de extensão em 2014, quando se imaginou gravar vídeo-aulas com os bibliotecários especialista do Campus. No entanto, foi em 2017 que o projeto realmente se concretizou de forma independente, como um projeto da Biblioteca Central do Campus Natal Central”, afirmou Tatiana. 

O  Normalize & Descomplique tem por objetivo apresentar e disseminar as regras e padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no IFRN, a fim de elevar o nível da produção acadêmica local. Para isso, foram desenvolvidos quatro vídeos que apresentam normas técnicas sobre: Artigo, Projeto Acadêmico, Relatório Técnico ou Científico e, por fim Trabalho de Conclusão de Curso.  Além desses, mais dois vídeos complementares sobre: Citação e Referencias.  Todo o conteúdo dos vídeos foi baseado nos Guias de Normalização também produzidos pelos profissionais do Campus Natal-Central. Nos vídeos, valorizou-se a comunicação visual, tornando o conteúdo totalmente direcionado ao público jovem. Além dos vídeos, todos os guias de normalização estão revisados e repaginados, conforme se pode checar no site da biblioteca

CAPACITAÇÕES

Os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participam regularmente de eventos, treinamentos e capacitações, em que podem aperfeiçoar suas práticas profissionais. A participação nessas atividades permite-os compartilhar novas técnicas e novos aprendizados com os alunos e demais profissionais do Instituto.

A bibliotecária do Campus Natal-Central, Maria Ilza da Costa, que faz parte do GT de Normalização do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFRN destaca que a participação nesse GT “permite opinar, sugerir, trocar informações e indicar reformulações nas normas de trabalho científico e/ou acadêmico, bem como encaminhar dúvidas, oriundas do corpo discente e docente, que surgem cotidianamente no atendimento à orientação de normalização técnica do trabalho acadêmico no IFRN”. A servidora participa, anualmente, da Comissão de Estudo vinculada ao Comitê técnico de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cuja finalidade é debater sobre as novas demandas e atualizações relacionadas às Normas de produções cientifica e/ou acadêmicas. “A representatividade de um bibliotecário do IFRN nessas comissões contribui para a visibilidade do Instituto uma vez que integra os trabalhos de revisão e atualização na construção coletiva de padrões inerentes às Normas Técnicas referentes a informação e documentação”, finalizou a servidora.

Os bibliotecários também participam de capacitações promovidas pelo Instituto. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ensino e executar as ações sistêmicas no âmbito das bibliotecas do IFRN, a Pró-Reitoria de Ensino promoveu o IX Seminário de Bibliotecários do IFRN, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de agosto de 2017 e  trouxe como tema "Cooperação, Reflexão e Ação". 

Além disso, os bibliotecários também participam outros grupos de trabalho nacionais sobre assuntos relacionados às bibliotecas. Integrantes da equipe gestora do repositório institucional do IFRN (Memoria), Vanessa Cavalcanti, do Campus Natal-Zona Norte e Bruna Laís Campos, do Campus Lages, participam do Grupo de Trabalho sobre Repositórios Institucionais (GT 12) da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições (CBBI) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). “Essa é uma excelente oportunidade para gerar mais visibilidade ao IFRN e divulgar as produções da Instituição realizadas por seu alunos e servidores. Ainda temos muito a aprender, e continuamos comprometidos com o trabalho”, comentou Vanessa, que coordena o grupo.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas