Global Citizens of Tomorrow

AFS oferece bolsa de intercâmbio para alunos do ensino médio

As inscrições vão até 15 de outubro e os selecionados embarcam para os EUA em 2013

Publicada em 06/09/2012 Atualizada há 1 ano

Através do programa mundial Global Citizens of Tomorrow, o AFS Intercultural Programs e a empresa BP firmaram parceria que vai oferecer, até 2016, 50 bolsas de estudos a estudantes da rede pública ou a bolsistas integrais de escolas particulares do Brasil para cursarem um ano letivo nos Estados Unidos.

Este ano, o AFS Intercultura Brasil já abriu um processo seletivo para selecionar 10 candidatos com embarque previsto para agosto de 2013. As inscrições estão abertas e seguem até 15 de outubro no site: www.afsbolsasusa.org.br. Neste endereço, o candidato também encontra todas as informações sobre as fases e critérios de seleção.

No programa do AFS Intercultura Brasil, o participante tem a oportunidade de mergulhar na cultura do país hospedeiro, viver o dia a dia das famílias e escolas selecionadas pelo AFS, estudar em um sistema educacional diverso e interagir em novos grupos sociais. A bolsa de intercâmbio oferecida contempla passagem de ida e volta para os EUA; auxílio com a taxa de emissão do visto americano; ajuda de custo de US$ 120,00 por mês durante a experiência; hospedagem e alimentação em casa de família voluntária; material escolar; seguro saúde, entre outros.

Para participar da seleção, o candidato deve estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de escola particular, ter nascido entre 01/04/1995 e 01/08/1998, possuir renda familiar de até seis salários mínimos, apresentar excelente desempenho escolar (com notas acima de 8 ou B+), não pode ser repetente nem estar se formando em 2012, não deve ter restrições físicas e/ou alimentares e deve possuir nível de inglês intermediário ou avançado.

Veja abaixo o cronograma de fases das provas e inscrições.

• Inscrições e realização da prova online: de 03/09 a 15/10/2012

• Divulgação dos 5 semifinalistas por Região (total de 50): 19/10/2012

• Seleção Regional: de 20/10 a 03/11/2012

• Divulgação dos 2 finalistas por Região: 05/11/2012

• Entrevistas pessoais e realização do teste presencial de inglês: 05 a 18/11/2012

• Divulgação dos nomes dos vencedores: 26/11/2012

Presente no Brasil desde 1956, o AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, uma das maiores e mais sérias organizações de intercâmbio do mundo.

extensao