ASISTÊNCIA ESTUDANTIL

Serviço de psicologia do Campus promove oficina aos calouros do Ensino Médio integrado

Psicóloga está trabalhando com planejamento pessoal e organização do tempo

Publicada em 19/04/2018 Atualizada há 1 ano

Psicóloga Shirllane Nunes, durante a Oficina à turma de Informática vespertino, uma das participantes. Foto: Marcilio França/Comunicação Social e Eventos

Quem é aluno do IF sabe que precisa se preparar bem e organizar o tempo para dar conta das muitas atividades acadêmicas semanalmente, durante todo o ano letivo, não é mesmo?

Pensando em proporcionar assistência aos alunos que ingressam no IFRN, a Coordenação de Atividades Estudantis do Campus, a COAES, através do serviço de psicologia, está promovendo a “Oficina de Planejamento Pessoal: tempo é vida”, destinada aos calouros dos cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática.

“A Oficina visa a contribuir para tornar o tempo mais produtivo e refletir sobre o processo educativo de cada um”, detalha a psicóloga do Campus, Shirllane Nunes, que está no comando das atividades.

Gentil Alyson Jácome Fernandes tem 15 anos, é de Doutor Severiano/RN e cursa o 1ª ano de Informática no turno matutino. Para ele, a oficina foi útil para auxiliá-lo na montagem de um cronograma para seus estudos:

“Eu gostei da Oficina. Foi meu primeiro contato com uma psicóloga. Eu já queria fazer um cronograma de estudos, mas não tinha tirado isso do papel. Estava precisando muito, porque às vezes eu pensava em estudar, por exemplo, Física e Matemática em um dia, só que eu pegava uma das matérias, ficava tão preso nela, e passava o dia todo estudando só uma. Hoje vimos alguns exemplos e dicas que a psicóloga deu, de como organizar esse tempo, e nesse sentido isso foi bastante útil.”

Para Raimundo Nonato Nogueira Filho, de 14 anos, calouro do curso de Apicultura, a Oficina terá proveito para facilitar a rotina na Escola: “Gostei e achei útil essa Oficina. Ela pode nos ajudar muito na organização dos estudos e auxiliar nas atividades diárias, para facilitar a rotina no IF.”, comenta Raimundo.

PSICOLOGIA NO IFRN

A Psicologia atua junto aos alunos, pais e professores, através de atendimentos individuais e/ou em grupo, auxiliando nas questões emocionais e comportamentais que interferem na aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais; realiza orientações de estudo; trabalha com conflitos relativos aos ciclos de vida; acompanha juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) o rendimento escolar do aluno; pode compor a equipe da Saúde atuando de forma interdisciplinar na prevenção e promoção, através do desenvolvimento de oficinas temáticas tais como sexualidade, drogas, violência, qualidade de vida entre outros; discute temas inerentes à área de atuação do psicólogo, à exemplo de: liderança, motivação, trabalho em equipe, processos cognitivos, dentre outros temas. A Psicologia Escolar/Educacional visa ser um agente de mudanças na vida da comunidade escolar colaborando para o acesso, permanência e êxito dos alunos e a melhoria do clima institucional.
Fonte: Portal da Reitoria do IFRN (menu Atividades Estudantis/Psicologia).