Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ARTE

Projeto de teatro do IFRN em Pau dos Ferros ganhará as ruas

”Pulando o Muro da Escola” envolve participantes com performances e práticas de artes cênicas

Publicada em 27/12/2018 Atualizada há 1 ano

Natália, aluna do Campus, durante performances práticas de teatro

Tudo começou com performances artísticas, realizadas em corredores e espaços de convivência do IFRN em Pau dos Ferros, onde alunos do Ensino Médio integrado, sob coordenação do Professor de Teatro, Emanuel Coringa, realizaram e estão realizando filmagens e videoperformances trabalhadas dentro da disciplina de artes.


Através dessas performances, os alunos estão aprendendo sobre figurinos, maquiagens, cenografia, relações com o espaço, possibilitando aprendizados práticos acerca dos diversos elementos que compõe o universo de conhecimento do teatro.


Em breve, eles levarão todo esse aprendizado com a comunidade externa. O projeto intitulado “Artes Cênicas: Pulando o Moro da Escola” objetiva unir conteúdos teóricos e práticos no campo das artes cênicas, além das questões problemáticas apontadas pelos alunos partindo do seguinte questionamento “o que você gostaria de falar em discurso que poderia ser transformado em obras arte? ”.


As produções chamam atenção pela qualidade estética apresentada, além de oportunizarem que os jovens compreendam o potencial das artes como universo de construção de conhecimento, transformação de ideias e reflexões trazidas para as obras artísticas através das próprias escolhas dos alunos. Uma dos questionamentos é: “questões afligem de forma preocupante o universo de nossos adolescentes que podem ser problematizadas pelas artes cênicas?”, questiona  Coringa.


Para o Professor Emanuel, as ações devem ultrapassar os muros da escola: “Nesse percurso Artístico/pedagógico, teórico e prático, construímos e construiremos ações performáticas apresentadas dentro e fora do espaço escolar, além de edição de vídeosperformances  que serão exibidas em eventos da Instituição, “e pularam o muro da escola” através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fazendo uso da internet como ferramenta de auxílio para produção, discussão e desenvolvimento estético dos trabalhos artísticos desenvolvidos no Campus”, detalha o Docente de Teatro.


“A busca é dar voz reflexiva, ativa e protagonista aos alunos a partir de nossas obras de arte que não podem restringir sua função e potencial artística social apenas ao espaço escolar e seus frequentadores diários, mas abranger uma escala maior chegando na comunidade como um todo através das estratégias desenvolvidas pelos alunos e professor orientador para difusão de suas obras.”, complementa Emanuel.


O Projeto envolve alunos dos 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio e já promoveu apresentações na IV Semana Negritudes e Diversidades, e na 1ª Semana de Artes do Campus, a SemanARTE, dentro da programação da EXPOTEC.


As atividades do Projeto podem ser acompanhadas pelas plataformas que são atualizadas pelo grupo:

Canal no YouTube

Fan page no Facebook

Perfil no Instagram

Página no Tumblr