ECONOMIA SOLIDÁRIA

Projeto de extensão promove oficina gratuita sobre "Processamento e Aproveitamento de Frutas e Hortaliças"

Ação alcançou, entre outros públicos, famílias agricultoras da região do Alto Oeste potiguar

Publicada em 09/02/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Oficina foi proferida por professoras do Curso Técnico Integrado em Alimentos, Elisabete Piancó e Thamirys Lorranne.

Desde que foi implantado, o projeto de extensão intitulado "Fortalecendo a agroecologia e a economia solidária no Alto Oeste Potiguar", sob coordenação do Professor Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, vem promovendo várias ações. A mais recente foi a oficina gratuita "Processamento e Aproveitamento de Frutas e Hortaliças".

Em formato remoto, a oficina foi realizada no dia 1º deste mês, sob comando das Professoras do curso técnico em Alimentos, Dra. Elisabete Piancó de Sousa e Ma. Thamirys Lorranne Santos Lima, integrando as atividades do projeto de extensão.

A oficina alcançou famílias agricultoras agroecológicas do município de São Miguel (RN), como também de outras cidades da região do Alto Oeste, além de estudantes do Campus Pau dos Ferros e profissionais da área de alimentos.

“A oficina teve como proposta proporcionar um diálogo entre conhecimentos do curso técnico em Alimentos ofertado pelo Campus, da agroecologia e de experiências e demandas de famílias agricultoras da região”, detalha o Professor Gabriel. “Esse momento ocorreu de modo especial a partir da nossa parceria com famílias agricultoras e acabamos estendendo conhecimentos a estudantes e até profissionais da área de alimentos de outros estados, como Minas Gerais”, detalha o coordenador do projeto.

Uma das participantes da oficina comenta: “Eu gostei bastante, foi muito bom com a participação de muita gente”, afirma Maria Lucelma, agricultora familiar agroecológica de São Miguel (RN).

"A oficina foi elaborada com o intuito de oferecer uma maior quantidade e qualidade de conhecimentos. É essencial que esses saberes sejam repassados para a comunidade, uma vez que podem ser utilizados em seus cotidianos, principalmente para as famílias que utilizam da agroecologia no dia a dia para a sobrevivência.", afirma (Gabriella Sarmento de Sousa, estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Alimentos. E integrante voluntária do Projeto.

"A experiência com o público externo a Instituição é sempre muito necessária, e é o nosso dever! Acredito que a primeira oficina foi um caminho aberto a novas oportunidades e trocas de conhecimento.", comenta a Professora Thamirys Lorrane, também integrante do Projeto.

Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas diretamente com o Professor Gabriel ou ainda através do e-mail coex.pf@ifrn.edu.br , da Coordenação de Extensão do Campus.